Receber diversas notificações no celular pode mexer e muito com a sua cabeça. Isso quem diz é a ciência.
De acordo com Edgard Morya, pesquisador do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, receber notificações em seu celular desperta no corpo uma sensação de prazer.
Funciona assim: todas as vezes que pinta alguma notificação no seu celular, você libera dopamina. Esse neurotransmissor é responsável em alguma medida pela sensação de prazer. Alguns alertas, em especial, como sinalizações de ‘curtidas’ ou comentários em postagens que você fez, geram ainda mais prazer”
Morya
O pesquisador ainda analisa que a frequente sensação de prazer desperta nas pessoas o desejo de mais e mais.
“Você faz uma ação, tem a liberação de um neurotransmissor e se sente bem. A tendência é querer fazer isso mais vezes”, diz.
Então, se você já se pegou rolando o feed no Facebook ou no Instagram por horas e horas sem objetivo nenhum ou querendo loucamente postar algo, saiba que você caiu em uma armadilha.
É o ‘loop de dopamina’, um ciclo vicioso de bem-estar que faz seu cérebro esquecer do mundo.
Só que seu cérebro não é bobo. Ao notar essa inundação de dopamina, ele cria uma trava para impedir que qualquer meia dúzia de curtidas leve você ao êxtase. Parece ótimo, mas o estímulo precisa ser cada vez maior para que você tenha a mesma sensação de prazer. Aí vira uma armadilha.
Além disso, o sistema que libera os neurotransmissores é sensível a indícios de que algo agradável está prestes a acontecer. Ou seja, basta uma notificação para que fique em estado de alerta.
Entra em cena uma dose de outro neurotransmissor, o cortisol, aquele que induz ao estresse.
Esse processo vai condicionando nosso cérebro a aguardar que pintem notificações no celular.
Psicóloga e diretora do laboratório de neurociência da Nielsen, Janaína Brizante afirma que as notificações podem ser nocivas.
“Isso gera bastante ansiedade e faz que algumas pessoas fiquem o tempo todo checando se há coisa nova no celular”, diz.