Por Zeba Siddiqui
SAN FRANCISCO (Reuters) – Autoridades dos Estados Unidos disseram nesta quinta-feira que apreenderam um domínio da internet que vendia software malicioso usado por criminosos para roubar dados e assumir o controle dos computadores das vítimas.
A apreensão do site, o worldwiredlabs ponto com, foi conduzida por autoridades federais em Los Angeles como parte de um esforço internacional para a aplicação da lei, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA em comunicado.
O site vendia o NetWire, um tipo de malware chamado “trojan de acesso remoto” (RAT), que é “um programa sofisticado capaz de atingir e infectar todos os principais sistemas operacionais de computador”, disse o comunicado.
Ele permite vigilância encoberta, criando um “backdoor” para controle administrativo e acesso remoto irrestrito e não autorizado ao computador da vítima, sem o conhecimento ou permissão da vítima”, de acordo com registros do tribunal arquivados em Los Angeles citados no comunicado.
Não ficou claro quantas vezes o malware foi comprado no site apreendido. O órgão regulador de direitos digitais Citizen Lab disse em um relatório em 2017 que o NetWire apareceu pela primeira vez em 2012 e foi usado em ataques que vão desde fraudes de cartão de crédito até aqueles direcionados aos setores bancário e de saúde.
“Os criminosos usaram o NetWire em escala global e nós respondemos desmantelando a infraestrutura que causou danos incalculáveis às vítimas em todo o mundo”, disse o procurador dos EUA Martin Estrada em comunicado.
Um porta-voz dos EUA para a investigação não respondeu imediatamente a um pedido de mais comentários.
(Reportagem de Zeba Siddiqui em San Francisco)