Faroeste moderno ainda pouco popular no Brasil, a série Yellowstone virou um fenômeno difícil de ignorar. Nesta sexta (30), foi revelada a lista dos 100 programas mais vistos dos Estados Unidos durante o ano inteiro. O domínio é das transmissões esportivas mas, entre as atrações roteirizadas, a atração protagonizada por Kevin Costner fez bonito: emplacou seis dos dez episódios mais vistos de 2022.
Chama a atenção o fato de Yellowstone ser transmitido pelo canal pago Paramount Network, sem muita tradição no universo das séries –o faroeste, na verdade, é a única atração roteirizada exibida por lá –e tem sido assim desde março de 2020, quando a dramédia militar 68 Whiskey (2020) chegou ao fim após uma única temporada.
Dessa maneira, a série ter conseguido 13 milhões de espectadores com o episódio que encerrou sua quarta temporada é um feito e tanto –para efeito de comparação, 1,8 milhão de pessoas assistiram à estreia de House of the Dragon na HBO –a maior fatia do público optou pelo streaming HBO Max.
É um sucesso que surpreende até mesmo os envolvidos. Em conversa exclusiva com a Tangerina, o ator Wes Bentley confessou que não entende por que o público gosta dos personagens da série –capazes de conspirar, chantagear, trair a própria família e até matar. “Eu sempre pergunto para os fãs: ‘Por que vocês gostam dos Dutton? Vocês veem as coisas que eles fazem, não?”, contou ele, aos risos.
Yellowstone também cresce ano a ano, e não se surpreenda se o faroeste alcançar os números que The Walking Dead (2010-2022) fez em seu auge –o drama zumbi chegou a 17,2 milhões na premiere da quinta temporada, marcada pela morte brutal de Glenn (Steven Yeun).
E não para por aí: depois de um hiato de dez meses, Yellowstone voltou com sua quinta temporada em grande estilo. O primeiro episódio do novo ano foi o segundo programa roteirizado mais visto do ano (12,6 milhões), e os quatro capítulos seguintes também entraram no Top 10 de 2022. Os intrusos no ninho foram NCIS: Hawai’i (terceiro lugar, 12,2 milhões), NCIS (sétimo lugar, 11,3 milhões) e dois episódios de FBI (oitavo e nono lugares, 11,3 milhões e 11,1 milhões).
As premiações perceberam que estavam ficando para trás e correram para tirar o atraso: Yellowstone recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro, com Kevin Costner concorrendo como melhor ator em série de drama. O SAG Awards também indicou o elenco da atração como um dos melhores de 2022 –foi derrotado por Succession, a versão urbana de sua trama de disputas familiares. O Emmy, até o momento, só se lembrou do programa em uma categoria técnica: design de produção.
No Brasil, Yellowstone está disponível no Paramount+, com novos episódios sendo adicionados ao catálogo todo domingo.