O vereador de São Paulo Celso Giannazi (PSOL) apresentou uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) pedindo a suspensão imediata da norma que aumenta o limite de poluição sonora em eventos e shows de grande porte.
A regra foi sancionada pela prefeitura na última quarta-feira (30), após ser incluída pela Câmara de Vereadores em um projeto de lei para regulamentar as “dark kitchens”, cozinhas montadas para atender serviços de delivery.
O vereador argumenta na ADIN que, por ser um projeto de autoria do Executivo local, o Legislativo não poderia incluir emenda sem pertinência temática com a proposta original, manobra chamada de “jabuti”.
De acordo com a ABNT, aponta, o índice de poluição sonora aceitável em área residencial seria de 55 decibéis. O projeto autoriza até 75 decibéis.
Como mostrou o Painel, a Prefeitura de São Paulo tem tentado elevar o limite sonoro no entorno do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, que tem recebido multas devido a infrações ao limite de barulho da região, que é uma ZOE (Zona de Ocupação Especial) e tem teto de 55 decibéis.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?