A julgar pelos emojis mais usados no Tinder, 2022 foi um ano difícil para os relacionamentos amorosos. Os usuários bombaram com os ícones de bandeira vermelha e de nuvem – usado para representar, respectivamente, comportamentos inaceitáveis que são sinais de alerta (“red flags”) ou homens que manipulam e desacreditam mulheres (“gaslighting”)
As tendências foram apontadas no Year in Swipe 2022, relatório do aplicativo de encontros que divulga anualmente os principais símbolos, palavras, expressões e comportamentos na plataforma.
Segundo o documento, a sinalização de comportamentos considerados inadequados tem auxiliado o Tinder a melhorar os índices sobre seus membros e a aprimorar a Central de Segurança no Brasil. A ferramenta dá orientações aos usuários para garantir relações e encontros seguros.
“Todas as dicas e análises nas redes sociais mostram que os jovens solteiros estão mais informados sobre o que fazer e não fazer na hora de se relacionar. Quase dois terços (66%) dos entrevistados disseram estar confiantes que poderiam identificar uma bandeira vermelha ao namorar”, informa o estudo.
“Você é de esquerda ou de direita?”
A busca por relacionamentos saudáveis também levou usuários a optar pelo match em perfis com valores em comum. Questões envolvendo política e posicionamentos sobre temas sociais motivaram encontros (ou desfizeram crushes).
O app de relacionamento aproveitou as eleições no Brasil para verificar se o extremismo político chegaria a afetar os encontros. Segundo a pesquisa, realizada em outubro, 55,5% dos entrevistados se mostraram favoráveis em dar um match nos perfis com visões políticas contrárias às suas, enquanto 22,1% se mostraram indiferentes a essas questões.
Apesar disso, “Bolsonaro” e “Lula” foram os termos mais citados na bio de perfis brasileiros – área da plataforma onde o usuário descreve suas características. Os dois nomes integram a lista das 10 personalidades mais citadas nas descrições das bios do Tinder.
Cerca de 15% disseram que respeitam pessoas com preferência política diferente, mas não topam encontrar. E 7,3% foram ainda mais enfáticos, dizendo que um relacionamento desse tipo não teria como dar certo.
O ativismo sobre causas sociais também ajudaram a juntar (ou separar) os solteiros.
“Três quartos (75%) dos usuários estavam procurando um match que respeitasse ou investisse em questões sociais. No Brasil, ‘natureza’, ‘resgate de animais’ e ‘educação’ foram algumas das causas que se destacaram”, diz o estudo.
Os rankings de 2022 no Tinder:
Emojis mais populares nas bios
- Letra P (que passou a significar “positividade”)
- Coração com curativo
- Bandeira vermelha (com o significado de “sinal de alerta”)
- Canguru
- Nuvem (com o significado de “gaslighting”)
- Criptomoeda
- Bandeira da Ucrânia
- Carinha chocada
- Boneco ajoelhado (com o significado de “devoção”)
- Rato (com o significado de “rato de academia”)
Personalidades mais citadas nas bios
- Bolsonaro
- Lula
- Virgínia
- Casimiro
- Neymar
- Rainha Elizabeth
- Harry Styles
- Coldplay
- Anitta
- Dua Lipa
Programas de TV mais citadas nas bios
- Friends
- BBB
- How I Met Your Mother
- Stranger Things
- Heartstopper
- Euphoria
- Game of Thrones
- House of The Dragon
- Pantanal
- Sandman
Atividades favoritas dos brasileiros
- Praia
- Cinema
- Café
- Vinho
- Cozinhar
- Rolê
- Balada
- Litrão
- Parque
- Show
Esportes mais citados em bios do Tinder no Brasil
- Futebol
- Corrida
- Skate
- Pedalar
- Crossfit
- Yoga
- Natação
- Boxe
- Vôlei
- Pilates