eyenews.com.br

Troca de corregedor do TSE deve desacelerar processos contra Bolsonaro

Troca de corregedor do TSE deve desacelerar processos contra Bolsonaro

Um dos principais casos que Raul Araújo herdará de Benedito será a ação que mira um “ecossistema da desinformação” na campanha bolsonarista de 2022.

Além de Bolsonaro e Braga Netto, o processo tem entre seus alvos os três filhos do ex-presidente: Flávio, Carlos e Eduardo, e outros 40 aliados do ex-mandatário, como Ricardo Salles (PL-SP), Mario Frias (PL-SP), Alexandre Ramagem (PL-RJ) Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF).

Benedito tentou dar celeridade ao processo, mas a ação é considerada uma das mais complexas no TSE – até pela quantidade de investigados sobre o tema espinhoso envolvendo desinformação. Soma-se a isso que parte dos investigados não foram intimados pelo TSE, o que torna a instrução ainda mais demorada.

Advogados que acompanham as ações no TSE avaliam que Araújo poderá dar uma tramitação lenta ao processo e esperar mudanças na composição do tribunal para levar o caso ao plenário.

Em agosto do ano que vem, Moraes deixará a Corte Eleitoral e será substituído por André Mendonça, indicado por Bolsonaro, o que poderia fortalecer a ala mais alinhada ao ex-presidente.

Ministra que substitui Benedito é incógnita

A saída de Benedito Gonçalves também leva a ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça e atual ministra substituta do TSE, à posição de titular. De perfil discreto, a postura dela é uma incógnita até para integrantes do tribunal e ficará na Corte até 2025.

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *