CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – A fabricante de carros elétricos Tesla poderá anunciar a construção de uma fábrica no Estado mexicano de Nuevo León já na sexta-feira, com um investimento inicial entre 800 milhões e 1 bilhão de dólares, informou o jornal local Reforma nesta segunda-feira.
O investimento total, considerando futuras expansões, poderá chegar a 10 bilhões de dólares, disse o jornal, citando fontes.
O anúncio se seguiria a visita do presidente-executivo da montadora, Elon Musk, ao Estado, que faz fronteira com o Texas, em outubro. Na época, uma fonte disse à Reuters que Musk se encontrou com o governador de Nuevo León, Samuel García, e o embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar.
A potencial fábrica nos arredores da cidade de Monterrey começará produzindo componentes para os modelos atuais da montadora, disse uma fonte ao Reforma, possivelmente depois fabricando um novo modelo a um custo menor do que outras unidades.
Uma autoridade federal disse à Reuters que a Tesla irá anunciar o planejado investimento quando estiver pronta para tal, mas que não será necessariamente antes do Natal e poderá ocorrer em janeiro, segundo o Reforma.
O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse no início deste mês que Musk havia percorrido três Estados do país em busca de instalações para a fábrica.
A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
(Por Kylie Madry e Dave Graham)