eyenews.com.br

Tempestade de inverno nos EUA afeta mais de 240 milhões de pessoas na véspera do Natal

Tempestade de inverno nos EUA afeta mais de 240 milhões de pessoas na véspera do Natal

Migrantes desesperados

Em El Paso, no Texas, imigrantes desesperados que cruzaram a fronteira desde o México procuravam abrigo em igrejas, escolas ou centros sociais para fugir do frio, disse Rosa Falcón, uma professora e voluntária.

Mas alguns desses viajantes ilegais optaram por ficar do lado de fora em temperaturas de -9ºC por medo de serem abordados pelas autoridades de imigração, acrescentou.

Em Chicago, Burke Patten, da organização sem fins lucrativos Night Ministry, relatou os esforços de seus membros para fornecer “casacos, chapéus, luvas, roupas íntimas térmicas, cobertores e sacos de dormir, bem como luvas para mãos e pés” para os sem-teto.

Queda ultrarrápida da temperatura

Na tarde de sexta-feira (23), a tempestade passou ao status de “ciclone bomba”, depois que a pressão do ar caiu repentinamente por 24 horas. O fenômeno produz fortes chuvas ou neve, inundações nas costas e ventos com intensidade de furacão.

Fortes nevascas foram registradas no norte do país, particularmente na região dos Grandes Lagos.

Mas o fenômeno se estende da fronteira canadense, no Norte, aos limites com o México, no Sul, e da costa do Pacífico, no Noroeste, à costa atlântica, no Leste, informaram os meteorologistas americanos.

Este sistema de baixa pressão provoca um forte choque entre uma massa de ar muito frio, proveniente do Ártico, e outra tropical, que chega do Golfo do México.

Situação extraordinária

O que torna a situação atual extraordinária é que a pressão atmosférica caiu muito rapidamente, em menos de 24 horas.

Em Nova York, enquanto as temperaturas ainda beiravam os +10°C na manhã desta sexta, a expectativa era de que os termômetros caíssem a -10°C à noite. Chicago, na manhã desta sexta, registrava -20ºC, e as temperaturas também eram negativas até a costa do Texas.

O Canadá também se preparava para enfrentar temperaturas incomumente baixas para a temporada.

Alertas de frio extremo, tempestade de inverno e inclusive neve com vento forte foram emitidos na manhã desta sexta para a maior parte do território canadense, informou o Environment Canada.

Em Alberta (oeste) e Saskatchewan (centro), as temperaturas oscilavam entre os -40ºC e os -50ºC.

(*) Com informações de RFi

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *