O episódio 3 da 6ª temporada de Young Sheldon oficialmente fez do protagonista interpretado por Iain Armitage, a pior parte da série.
Em uma tentativa de capitalizar o sucesso de The Big Bang Theory, a CBS lançou o primeiro e único spin-off da série em 2017.
Young Sheldon tem foco na infância texana do personagem genial imortalizado por Jim Parsons, tema que aparecia de forma recorrente em The Big Bang Theory. O prelúdio se desenvolveu para uma comédia de família ao longo de seus 5 anos, e Sheldon parece estar perdendo espaço em sua própria série.
Enquanto o resto dos Coopers estão lidando com questões familiares, o episódio 3 da 6ª temporada separou Sheldon de seu arco principal na faculdade.
O enredo mostra o garoto lidando com questões sobre ética na ciência, o que pode até soar como um bom tema, mas em meio a um passeio que prioriza o que está acontecendo com sua família, parece algo arrastado e desnecessário.
A série tenta fazer Sheldon participar do que acontece em casa com breves interações, mas fica um pouco forçado. É difícil se investir no que o garoto gênio está passando na faculdade, quando o que acontece com sua família é bem mais interessante.
Por que Sheldon está se tornando irrelevante em sua própria série?
Isso não é culpa da atuação de Iain Armitage, que continua entregando uma ótima performance no papel, não devendo nada para a versão mais velha interpretada pelo premiado Jim Parsons.
Porém, com a série seguindo cada vez mais para o lado de sua família, Sheldon vai ficando irrelevante. Especialmente pela maioria de suas aventuras estarem acontecendo na faculdade, afastando o garoto do núcleo familiar.
Isso não significa que a série não está desenvolvendo o arco de seu protagonista, mas a história oferece outros personagens interessantes, criando a necessidade de focar a narrativa nos outros membros da família Cooper.
A série precisa dar um jeito de inserir o Sheldon nas histórias de sua família, além de serem alguns dos arcos mais interessantes da série, é a forma da série não deixar seu protagonista largado no próprio spin-off.
É uma pena que este, aparentemente, não é o caminho que a produção irá seguir. O produtor executivo Steve Holland já confirmou que o garoto vai passar mais tempo em seu dormitório da faculdade, tirando o personagem cada vez mais do contexto de sua família.
A CBS precisa entender que Young Sheldon já cresceu para além de sua premissa original, que pedia que Sheldon fosse o centro da narrativa. Diversificar a história iria, não só deixar a situação da série mais sustentável, como também atrair novos públicos.
Young Sheldon está disponível na HBO Max.
Sobre o autor
Gabriel Silveira
Estudante de jornalismo, apreciador da Sétima Arte e o maior fã do Batman de todos os tempos.