Os celulares dobráveis são realidade, apesar de serem caros. Porém, existe toda uma variedade de formas de tornar telefones ou tablets ainda mais compactos e úteis dependendo do tipo de aplicação — e isso pode fazer com que os modelos do futuro próximo sejam bem diferentes do que esperamos.
A Samsung Display, divisão de telas da empresa sul-coreana, deu uma demonstração de protótipos a durante a CES 2023, evento de tecnologia realizado no início de janeiro em Las Vegas, nos EUA.
Tem de tudo um pouco: modelos de telas Oled para tablets que podem ser dobráveis e se tornam um laptop (no caso, o teclado é digital), displays esticáveis ou mesmo protótipos com tela retrátil ou que podem ser dobrados em até duas vezes.
Vale relembrar que tudo o que você vai ver aqui se trata de protótipos. No entanto, eles mostram como a empresa está trabalhando em modelos que podem chegar num futuro próximo a celulares e tablets.
Abaixo, uma descrição de cada um dos modelos:
Samsung Flex Note
Flex Note é uma espécie de notebook sem teclado, que pode ser facilmente dobrável. A ideia aqui é portabilidade.
Dá tanto para usar a tela totalmente aberta como tablet ou dobrá-la. Vai do gosto do freguês.
Sem contar que ao fechá-lo é possível carregá-lo com maior conforto, sem ocupar muito espaço numa mochila, por exemplo.
Samsung Flex Note Hybrid
Flex Note Hybrid é uma espécie de tela de tablet que apenas parte dela é retrátil — pense que para ver um vídeo talvez seja melhor aumentar um pouco a tela.
É interessante que ela também pode ser dobrada.
Samsung Slidable Flex Duet
Slidable Flex Duet consegue expandir lateralmente uma tela de 14 polegadas em uma de 17 polegadas. Imagine só um tablet que pode ter seu display aumentado dependendo do tipo de conteúdo que você pretende ver.
Samsung Slidable Vertical
Slidable Vertical tem um formato de smartphone, e sua principal característica é aumentar ou diminuir a altura da tela.
Samsung Flex G
Flex G é uma tela que pode ser dobrada até duas vezes e conta com um modo em que é possível usar duas faces de uma vez só.
Samsung Flex S
Flex S possibilita que uma tela também seja dobrada até duas vezes, mas o diferencial é que ele – a letra S indica o formato que o dispositivo pode ficar.
Ele pode ser tanto usado como uma de suas faces, como um telefone, ou totalmente aberto, como uma espécie de tablet.