“Estamos prontos para aplicar o impedimento semiautomático assim que o campeonato recomeçar no dia 4 de janeiro. Depois do fracasso da Itália em se classificar para a Copa, temos o dever de propor reformas que sejam transversais para todas as áreas, desde o setor esportivo, por exemplo, melhorando o VAR, até a valorização dos jovens”, explicou o mandatário da entidade.
O recurso do impedimento semiautomático é uma espécie de reforço para o VAR e tem como objetivo reduzir o tempo de análise das jogadas durante as partidas, ponto muito criticado pelos torcedores desde a introdução da tecnologia.
De acordo com a Fifa, o novo recurso inserido na Série A da Itália tem capacidade de reduzir de 70 segundos para somente 25 o tempo para o árbitro chegar a uma conclusão. O sistema tem um sensor no centro da bola e envia centenas de dados, além da presença de dezenas de câmeras de rastreamento.
A 16ª rodada do Campeonato Italiano marcará a retomada da liga após a parada causada pela Copa do Mundo do Catar. As 10 partidas ocorrerão no dia 4 de janeiro, com destaque para o duelo entre Inter de Milão e Napoli, no San Siro. (ANSA).