Pois, é, o fim do ano chegou e com ele vem uma velha e conhecida pergunta entre os brasileiros: “O que você faria se ganhasse na Loteria da Virada”?
Eu já perdi as contas de em quantos Réveillons respondi ou me fiz essa pergunta. Nesses anos ouvi as mais variadas respostas como: viajaria o mundo inteiro, viveria apenas de renda, ajudaria pessoas necessitadas, dentre outras.
No final das contas, não conheço ninguém que ganhou esse prêmio, mesmo sabendo que há ganhadores. Em contrapartida, conheço centenas de pessoas que especulam sonhos e objetivos nesta data, mas, ao entrar no próximo ano, rapidamente esquecem deles. Mas, por que será que isso acontece? A resposta é relativamente fácil de responder.
A maioria das pessoas condiciona seus desejos, sonhos e objetivos aos muitos milhões que podem ou não ganhar com esse prêmio. Quando, na verdade, podem começar a colocar em prática seus sonhos, independente de quanto ganham ou podem ganhar. Claro, que com mais de R$ 100 milhões na conta a nossa imaginação cria asas. Com planejamento, disciplina e ação, você consegue realizar muitos de seus sonhos que estão engavetados.
Para isso, comece colocando todos os seus sonhos no papel e responda as 7 perguntas abaixo:
- Qual é o sonho?
- É um bem material ou não?
- Pretendo realizá-lo no curto, médio ou longo prazo?
- Quanto custa?
- Em quanto tempo quero realizar?
- Quanto terei que guardar por mês?
- De onde vou tirar o recurso para pagar? (de alguma economia, redução de gastos, linha de crédito parcial ou total, etc.)
É natural se perguntar: “Como terei dinheiro para realizá-los”? A resposta é simples: Não se preocupe com isso, agora o mais importante é sonhar e colocar no papel.
Quando colocamos isso no orçamento e priorizamos esses sonhos, gradativamente começamos a moldar nosso consumo a eles, e é aí que começam as realizações.
Quer comprar uma casa? Carro novo? Viagem dos sonhos? Ou a independência financeira? Então, coloque no papel e trabalhe todos os dias com muito planejamento, disciplina e ações práticas para isso acontecer.
Acredito que não nascemos para pagar boletos, mas, sim, sermos felizes e realizados. Portanto, volte a sonhar e acredite na sua realização, seja no curto, médio ou longo prazo.
Investir seu dinheiro nesses objetivos com certeza lhe ajudará a alcançá-los mais rápido. Por isso, recomendo a leitura deste artigo. Ele também é de minha autoria, foi publicado aqui e te ajudará a entender os primeiros passos no mundo dos investimentos.
Desejo a todos um ano de 2023 com muitas realizações e sonhos alcançados.