Aclamado filme de Alfred Hitchcock, Psicose ficou no topo da lista – que também conta com produção brasileira
Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, foi eleito o melhor filme de todos os tempos. Ranking organizado pela revista norte-americana Variety coroou thriller que marcou época e influencia obras do gênero até hoje.
“É difícil encontrar um quadro da obra-prima de Hitchcock que não seja icônico,” destacou a publicação. “Mais que qualquer filme já feito, Psicose é um longa-metragem que você pode assistir de novo e de novo. Ele fala conosco mais do que nunca, porque mostra, em cada momento sinistro, como a vida parece uma casa equilibrada em cima de um abismo.”
O Mágico de Oz (1939) e O Poderoso Chefão (1972) completam o top 3. Lista ainda conta com Pulp Fiction (1994), Cidadão Kane (1941) e 2001: Uma Odisseia no Espaço (1986) entre os dez melhores.
Conforme destacado pelo jornal O Globo, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980) é o único representante brasileiro no ranking de 100 produções – dominado por obras norte-americanas. O longa-metragem dirigido por Hector Babenco é descrito como retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar, “explorando limites da censura.”