Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira (7), o presidente do Peru, Pedro Castillo, afirmou que irá dissolver o congresso, de forma temporária, e disse que adotará um “governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia“.
Castillo anunciou também que irá convocar novas eleições e decretou toque de recolher entre 22h e 4h partir de hoje (7). A mensagem do chefe de estado foi transmitida em rede nacional.
Impeachament
Na tarde desta quarta está marcada uma moção para destituição do presidente pelo Congresso nacional. Ele assumiu a presidência em julho de 2021.
Pedro Castillo enfrenta um processo de impeachment. Na semana passada foi aprovado o terceiro pedido de impeachment do presidente do Peru. A oposição o acusa de “incapacidade moral” para estar no cargo.
São necessários 87 votos para retirar o presidente peruano do poder. A quantidade é o equivalente a dois terços dos 130 parlamentares que ocupam o congresso.
Saiba mais: o que é um impeachment, origem e como acontece
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
A vice-presidente Dina Boluarte pode assumir o cargo caso o impeachment seja aprovado. O mandato deve ser concluído até julho de 2026.
A “incapacidade moral permanente”, alegada pelos parlamentares opositores a Castillo, está prevista no artigo 113 da Constituição peruana como motivo legal de uma destituição.
Confira também: o que é o poder legislativo e qual a sua função
Por Lucas Afonso
Jornalista
Crédito da imagem: