Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.
No foco dos investidores estão os temores de uma recessão global e as discussões no Congresso sobre a PEC da Transição e mudanças na Lei das Estatais.
Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.
O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.
Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Os destaques do dia são:
-Os mercados globais iniciam o último dia da semana em queda, mantendo o comportamento de baixa, em meio a avaliação de que os juros devem ser manter altos por mais tempo nos Estados Unidos.
-Na agenda econômica, teremos a divulgação de indicadores de serviços e indústria nos EUA, com a expectativa que ambos indiquem uma contração dos setores. Mesmo que os números venham em linha com o desejado pelo mercado e pelo Banco Central americano, não deverão ser suficientes para animar o dia nos mercados.
-Na Europa, tivemos a divulgação do CPI, importante índice de inflação, mostrando um leve recuo de 0,1% na comparação mês a mês. O dado veio em linha com o esperado e, caso siga desacelerando, poderá ser um catalisador de melhora para os ativos de risco.
-Na Ásia, os mercados fecharam o dia majoritariamente em baixa, ainda refletindo o pessimismo vindo de Wall Street. Além disso, o Departamento de Comércio dos EUA impôs algumas restrições às empresas chinesas, por usarem tecnologias avançadas para modernizar as forças armadas do país. Não é a primeira vez que o governo de Joe Biden colocou uma restrição desse tipo nas empresas chinesas nesse ano, mas tais sanções podem causar impactos reais na economia dos dois países, piorando o já desafiador cenário macroeconômico.
-As commodities operam mistas. O minério de ferro subia 0,49%, enquanto o petróleo caía mais de 2%.
-Por aqui, a Bolsa fechou próximo da estabilidade na véspera, refletindo uma, pelo menos momentânea, vitória da austeridade econômica após a votação da PEC da Transição ser adiada para a próxima terça-feira. Tivemos também sinalizações de que as mudanças na Lei das Estatais não devem ser votadas com urgência, indicando que o novo governo eleito não deverá ter vida fácil para aprovar seus projetos.
-Outro ponto de atenção é a votação do STF para tornar inconstitucional o Orçamento Secreto. Dos 9 ministros que já votaram, 5 foram a favor e 4 contra, faltando somente Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votarem, com decisão prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 10. Além disso, hoje é dia de vencimento de opções de ações, que deve adicionar mais instabilidade na Bolsa.