Amazon, Alibaba Group e L’Óreal são as 3 empresas que mais anunciam no mundo, segundo relatório publicado esta semana pelo Advertising Age – veja a lista dos 15 maiores abaixo.
Pela primeira vez, os dois maiores anunciantes do mundo são empresas de internet – uma dos Estados Unidos e, a outra, da China.
O ranking mostra a Amazon na liderança, com investimentos na ordem de US$ 16,9 bilhões em publicidade neste ano. O grupo chinês Alibaba ficou na 2ª posição, com investimento total em publicidade de US$ 14,2 bilhões ao longo de todo seu último ano fiscal. O terceiro lugar ficou com a L’Óreal (França), que destinou US$ 12,5 bilhões aos investimentos publicitários em 2021.
Para a elaboração do ranking, o AdAge considera números de seu centro de dados, produzidos a partir de informações de investimentos em compra de mídia e ações de marketing realizadas ao longo do ano passado.
Entre os 100 maiores anunciantes do mundo listados no ranking, 91 aumentaram os investimentos em 2021 em relação a 2020, quando as verbas com anúncios caíram em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19.
Ainda segundo o relatório, 71 dos 100 principais anunciantes investiram mais em 2021 do que no pré-pandemia de 2019.
Confira lista dos 15 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age:
- Amazon (Estados Unidos) – US$ 16,9 bilhões
- Alibaba Group (China) – US$ 14,2 bilhões
- L’Óreal (França) – US$ 12,5 bilhões
- Procter & Gamble (Estados Unidos) – US$ 11,1 bilhões
- Samsung (Coreia do Sul) – US$ 10,1 bilhões
- LVMH (França) – US$ 8,6 bilhões
- Unilever (Reino Unido) – US$ 8,1 bilhões
- Nestlé (Suíça) – US$ 8,0 bilhões
- Alphabet (Estados Unidos) – US$ 7,9 bilhões
- Comcast Corp. (Estados Unidos) – US$ 7,7 bilhões
- AB Inbev (Bélgica) – US$ 6,0 bilhões
- Walt Disney Co. (Estados Unidos) – US$ 5,5 bilhões
- American Express (Estados Unidos) – US$ 5,1 bilhões
- JD.com (China) – US$ 5,1 bilhões
- Volkswagen (Alemanha) – US$ 5,0 bilhões