Por Lisa Pauline Mattackal e Medha Singh
14 Mar (Reuters) – Imagine inscrever digitalmente imagens 3D de objetos como esferas multicoloridas em um pequeno fragmento de bitcoin e vendê-las por 16,5 milhões de dólares.
Esses novos ativos se materializaram em 2023 após atualizações de rede bitcoin que permitiram que cada satoshi — a menor denominação de bitcoin, ou centésimo milionésimo –armazenasse alguns megabytes de dados, de texto e imagens a áudio e vídeo.
O armazenamento de dados foi uma consequência não intencional das atualizações. Agora, os entusiastas de criptomoedas incorporaram um total de 385 mil “inscrições” conhecidas como “Ordinals” do bitcoin desde janeiro, incluindo mais de 200 mil arquivos de imagem e mais de 150 mil de texto, de acordo com a Glassnode Market Intelligence.
As bolas coloridas fazem parte do TwelveFold, uma coleção de 300 imagens de objetos 3D renderizados em uma grade quadrada, dos desenvolvedores de NFT Yuga Labs, conhecidos por seu Bored Ape Yacht Club. Eles chamam o conjunto de “uma alegoria visual” para dados em blockchain.
A criação se tornou uma alegoria lucrativa neste mês, quando a empresa leiloou 288 deles por 16,5 milhões de dólares, segundo dados da empresa de pesquisa Delphi Digital.
Embora o mercado de NFTs de bitcoin esteja em andamento apenas desde janeiro, a Galaxy Digital Research estima que poderá valer 4,5 bilhões de dólares até 2025, baseando sua previsão otimista em fatores como o crescimento do mercado NFT de ethereum mais estabelecido e o fato de que o bitcoin é de longe a criptomoeda mais popular.
As vendas gerais de NFTs — excluindo “Ordinals” — ficaram em cerca de 1 bilhão de dólares no mês passado, de acordo com dados do CryptoSlam, uma recuperação dos 324 milhões de dólares em novembro, mas ainda uma fração dos cerca de 5 bilhões de dólares vistos em janeiro passado e 2,7 bilhões de dólares em maio.
No entanto, os NFTs de bitcoin ganharam força em um curto espaço de tempo. Satoshis inscritos com NFTs estão envolvidos em cerca de 7% do número total de transações de blockchain de bitcoin, de acordo com dados da Glassnode.
Um dos maiores desafios para essa nova classe de NFTs é a escassez de mercados amigáveis, com transações iniciais ocorrendo sem receita em planilhas on-line compartilhadas, de acordo com participantes do mercado.
A taxa média para fazer uma transação de bitcoin, medida ao longo de um período de 7 dias, subiu para 1,981 dólar, a maior desde novembro, com o comércio de Ordinals subindo em comparação com menos de 1 dólar no início de fevereiro, de acordo com dados da Blockchain.com.
“Queremos que as transações permaneçam o mais baratas possível para que as pessoas em todo o mundo possam administrar negócios e enviar dinheiro”, disse Cory Klippsten, presidente-executivo da Swan Bitcoin, empresa de serviços financeiros com foco em bitcoin, que vê problemas em “ter preços por meio dessa -caso de uso monetário que é meio frívolo”.
Alguns críticos dizem que os Ordinais também estão entupindo a rede. A média de tempo de 7 dias para confirmar as transações de bitcoin aumentou para mais de 186 minutos no final de fevereiro, a maior desde a venda de bitcoin em novembro, de acordo com Blockchain.com.
Desde então, caiu para mais de 124 minutos, embora ainda seja significativamente mais longo do que o intervalo de 12,8 a 35 minutos de tempo de transação em janeiro e fevereiro.