A Meta anunciou para o Instagram nesta quinta-feira (19) o Modo Silencioso — uma opção de ocultar conteúdos para ajudar as pessoas a manterem o foco em atividades e não se distraírem com notificações.
O recurso modificará o status do usuário para “No Modo Silencioso” e não enviará mais alertas de curtidas, comentários ou compartilhamentos. Pessoas que enviarem mensagens para contas neste estado receberão de volta uma mensagem automática.
Assim como as ferramentas de foco presentes em sistemas Android e iOS, o Modo Silencioso poderá ser programado para ativar automaticamente durante períodos específicos dos dias. Ao desativá-lo, o Instagram exibirá um resumo das notificações.
Apesar de voltado para todos os públicos, o Instagram incentivará que adolescentes ativem o recurso quando passarem um determinado período de tempo na rede social durante a noite:
“Adolescentes nos disseram que, às vezes, querem ter um tempo para si mesmos e que estão buscando mais formas para se manterem focados no período da noite, enquanto estudam, ou durante a escola”, informa a empresa em nota.
No momento, o Modo Silencioso está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A empresa anunciou que espera “trazê-lo para mais países em breve”.
Filtros de conteúdo por tema e palavras
Além do novo modo, a Meta aumentou o controle do usuário para definir o que ele quer ou não ver no Instagram. Na aba de “Explorar”, por exemplo, será possível ocultar múltiplos conteúdos de uma vez só.
O ajuste também valerá para outras seções do aplicativo. Ao selecionar “Não tenho interesse” em um conteúdo nesta área, ele também não aparecerá como recomendação em outras áreas, como no Reels, na Pesquisa ou no Feed.
Outra forma de controle de conteúdo será através da opção de “Palavras ocultas”. O recurso, localizado nas Configurações de Privacidade, permitirá listar palavras, emojis ou hashtags de conteúdos que você não gostaria de ver no app — funcionando de maneira muito similar ao Twitter. Ao configurar esta lista, o Instagram tentará não exibir mais publicações com estes conteúdos na legenda ou nas hashtags.
Supervisão dos pais
Ainda na mesma linha, o Instagram inseriu novas formas dos pais estarem acompanhando a forma que seus filhos utilizam a rede social através da Central da Família ae das ferramentas de supervisão.
Agora, contas dos pais que possuem controle parental poderão checar as configurações — incluindo as de privacidade — das contas dos filhos. O modo também listará atualizações nestas configurações e contas que os filhos bloquearam.
“Essas atualizações fazem parte do nosso trabalho contínuo para garantir que as pessoas tenham experiências que funcionem para elas e que tenham mais controle sobre o tempo que passam online e os tipos de conteúdo que veem”, comenta a empresa em nota.