O mercado de games não para de crescer no Brasil e no mundo, mas a mais recente Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC Brasil, obtida com exclusividade por Tilt, revela a dimensão desse crescimento: o mercado brasileiro irá dobrar em menos de cinco anos.
A estimativa é que a receita total de videogames e esportes eletrônicos no país chegue a US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões) em 2026. Segundo o relatório, em 2021, ela foi de aproximadamente US$ 1,4 bilhão.
Até o momento, o crescimento ano a ano é de 27,4%. Em 2021, o Brasil superou o México como o maior mercado da América Latina e, em 2026, representará 47,4% da receita total na região.
Segundo Ricardo Queiroz, sócio e líder do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações da PwC, as receitas ganharam força após o investimento de marcas e parcerias em publicidades dentro e fora dos aplicativos de jogos.
“Vejo de maneira muito positiva que esse setor está num posicionamento privilegiado em relação a outros setores no mercado. Os jogos estão cada vez mais imersivos, abrindo espaço para o metaverso, o 5G e a próxima geração de publicidade digital, entretenimento e experiência de marca”, avalia.
Ainda assim, o Brasil será responsável por menos de 1% do mercado mundial, que deve chegar a US$ 323,5 bilhões em 2026 (um crescimento de 33,3% em relação a 2021, quando marcou US$ 215,6 bilhões).
O setor continuará sendo dominado por China e EUA, que responderam por metade das receitas de games e eSports no ano passado. Ainda assim, o Brasil deve ser o quarto país com maior expansão até lá, atrás de Turquia, Paquistão e Índia.
Jogos para celular dominam, mas eSports vão triplicar
De 2017 a 2021, o mercado de jogos casuais (geralmente, para celular) mais do que triplicou no Brasil. Foi de US$ 294 milhões a US$ 928 milhões.
Em 2022, a estimativa é que cruzará pela primeira vez a barreira do US$ 1 bilhão (mais precisamente, US$ 1,1 bi). E continuará bombando: até 2026, deve dobrar para US$ 2,2 bilhões – quase quatro vezes a expectativa de faturamento de PCs e consoles.
Em 2021, o segmento de PCs movimentou US$ 256 milhões, enquanto os consoles tradicionais (PlayStation, Xbox e Switch, entre outros), responderam por US$ 190 milhões. Em 2022, atingirão US$ 316 milhões e US$ 249 milhões, respectivamente.
Comparado com eles, o mercado de esportes eletrônicos (eSports) parece pequeno, com apenas US$ 5 milhões. Mas a estimativa é que triplique até 2026, totalizando US$ 15 milhões. Segundo a pesquisa, o resultado será impulsionado principalmente por direitos de mídia, patrocínio e demais investimentos na área.