O Roda Viva entrevista Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Orçamento na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (14).
A jornalista Raquel Landim pergunta se o novo governo irá abrirá mão de algum cargo “chave” em ministérios para controlar alianças com outros partidos. Em primeira mão, Dias conta que Lula está disposto a não apresentar candidatos do PT nas eleições de presidente da Câmara e do Senado.
“O presidente Lula já pediu que o Partido dos Trabalhadores discuta uma posição de não apresentar candidaturas a presidência da Câmara e do Senado. É uma medida que pode parecer simplória, mas não é. Ela ajuda no diálogo. Nós temos um presidente do PT e um vice do PSB. Se você tem na presidência de uma casa um outro partida, e na outra casa outro partido, temos líderes que dividem a responsabilidade”, explica o senador.
Na visão do parlamentar, essa seria uma medida que facilitaria o diálogo e traria mais responsabilidades aos comandantes da nação.
Leia também: “O PT não tinha dinheiro para fretar uma aeronave”, afirma Dias sobre carona de Lula com empresário
Além disso, lideranças de vários partidos faria com que o governo abrisse diálogo com muitos setores da sociedade, como o agronegócio e a indústria.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Victoria Azevedo, repórter da Folha de S. Paulo, a analista de Economia da CNN Brasil Raquel Landim, André Borges, repórter do Estado de S. Paulo, Manoel Ventura, repórter do O Globo, e o jornalista do Portal Lupa1 e Fm Lupa1 Tony Trindade.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.