eyenews.com.br

Justiça do Peru decide prorrogar prisão preventiva de Pedro Castillo por mais 18 meses

Justiça do Peru decide prorrogar prisão preventiva de Pedro Castillo por mais 18 meses

“Já basta! Continua o atropelo, a humilhação e o maltrato. Hoje, voltam a coartar minha liberdade com 18 meses de prisão preventiva. Peço à CIDH que interceda por meus direitos e pelos direitos dos meus irmãos peruanos que clamam por justiça”, manifestou o ex-presidente.

Castillo completa dizendo que considera “os juízes e procuradores responsáveis pelo que acontece no país. Milhões de agradecimentos aos meus compatriotas pelo seu amor e apoio”, e conclui com a consigna “só o povo salva o povo”.

Queda de Castillo e posse de Boluarte

A destituição de Castillo foi consumada há exatamente uma semana, no dia 7 de fevereiro, com a aprovação de uma moção de vacância contra ele, por suposta “incapacidade moral” para exercer o cargo de presidente.

No mesmo dia, quando ainda estava no poder, ele tentou aplicar medidas para dissolver o parlamento e instaurar um governo de exceção, mas estas não foram acatadas pelas demais instituições.

Após a destituição, Castillo foi preso e a vice-presidente Dina Boluarte assumiu a presidência do Peru. Porém, desde sábado (10/12) o país vem registrando fortes protestos em diferentes cidades, pedido a antecipação das eleições presidenciais [marcadas originalmente para 2026] como forma de solucionar a crise política.

Esses protestos vêm enfrentando uma forte reação repressiva das forças policiais, o que resultou em sete mortes de manifestantes até o momento. O novo governo tentou responder às demandas com um projeto para antecipar o pleito, mas não para os próximos meses, como pedem as organizações sociais peruanas, mas sim para abril de 2024.

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *