Você sente dificuldades de olhar para câmera durante uma live ou gravação de vídeo? O software de streaming da Nvidia agora tem uma opção para fazer parecer que a pessoa está fazendo contato visual com a câmera, mesmo que esteja olhando para outro lugar.
Chamado de modo “Eye Contact” (Contato Visual), a promessa do software é fazer streamers “olharem para a câmera o tempo todo”.
Assim, mesmo que um jogador, por exemplo, esteja focado em seu teclado, o software alterará as feições para que o olhar esteja “diretamente na lente”.
Como funciona
- O Nvidia Broadcast é um aplicativo que oferece uma série de artifícios para melhorar a qualidade de áudio e imagem durante uma transmissão ao vivo.
- Com o Eye Contact, será possível mudar a posição dos olhos através de Inteligência Artificial. O recurso faz uma espécie de “deepfake” dos olhos da pessoa.
- O olhar simulado deve corresponder à cor dos reais da pessoa.
Em um post de anúncio, a empresa escreve que o recurso é destinado a “criadores de conteúdo que buscam se gravar enquanto leem suas anotações ou um roteiro” sem ter que olhar diretamente para uma câmera.
A Nvidia diz que o recurso ainda é uma versão beta e está solicitando feedback dos membros da comunidade para ajudá-lo a melhorar.
“Se você testá-lo e encontrar algum problema, ou apenas quiser nos ajudar a desenvolver ainda mais esse efeito de IA, envie-nos um vídeo rápido aqui, nós realmente agradeceríamos!”, diz a empresa.
Investimento em Inteligência Artificial
A Nvidia tem investido fortemente em IA nos últimos anos. Um dos seus sucessos de venda de suas placas gráficas é o DLSS, um recurso que usa aprendizado de máquina para melhorar imagens de forma inteligente, adicionando informações que não estão lá quando você vai para uma resolução mais baixa.
A versão mais recente, DLSS 3, insere quadros novos em sua jogabilidade, como a forma como o Nvidia Broadcast gera e adiciona um novo par de olhos ao seu rosto.
A transmissão também tem outros recursos alimentados por IA, como a substituição de fundo que funciona como uma tela verde virtual e a capacidade de limpar os ruídos de fundo que seu microfone capta.
Recurso de contato visual não é inédito
Esta não é a primeira vez que vemos um recurso de contato visual sendo utilizado.
A Apple começou a testar uma solução semelhante chamada “Correção de Atenção” para o FaceTime em 2018.
Nas versões atuais do iOS, ele é rotulado como “Contato Olho” em Configurações > FaceTime.
A Microsoft também tem um recurso parecido no Windows 11 para dispositivos com uma unidade de processamento neural.