Helena Boham Carter defendeu autora da saga, que se tornou alvo de polêmicas e críticas desde 2020, após comentários transfóbicos
Autora de uma das sagas mais famosas da literatura fantástica, J.K. Rowling tem se envolvido em diversas polêmicas nos últimos anos, principalmente nas redes sociais. Helena Bonham Carter, que interpretou a bruxa Bellatrix Lestrange nos filmes Harry Potter(2003), saiu em defesa da escritora.
Conhecida por seus papéis em Clube da Luta (1999) e Alice no País das Maravilhas (2010), a atriz comentou sobreJ.K Rowling durante entrevista com o The Times para a divulgação deEnola Holmes 2 (2022), apontando que as críticas eram “horrendas” e “um monte de besteiras”.
+++LEIA MAIS: Lançamento de J.K. Rowling desperta (mais uma) polêmica sobre racismo e transfobia
Acho que ela foi perseguida. Tem sido levado ao extremo, o julgamento das pessoas. Ela permitiu sua opinião, principalmente se sofreu abuso. Todo mundo carrega sua própria história de trauma e forma suas opiniões a partir desse trauma, e você tem que respeitar de onde as pessoas vêm e sua dor.
Bonham Carter afirma entender as críticas daqueles que questionam as falas da autora britânica, uma vez que “não precisam concordar em tudo – isso seria insano e chato.” “Pessoalmente, sinto que [meus colegas] deveriam deixá-la ter suas opiniões, mas acho que eles estão muito conscientes de proteger sua própria base de fãs e sua geração.”
Além de Bonham Carter, grande parte da equipe e elenco de Harry Potter se posicionaram a respeito das polêmicas com a autora da saga, J.K. Rowling. Daniel Radcliffe, Emma Watson, RupertGrint,Eddie Redmayne rebateram os comentários da escritora, enquanto o intérprete de Voldemort, Ralph Fiennes, e o falecido ator de Hagrid, Robbie Coltranesaíram em defesa da criadora de Harry Potter.
Entenda as polêmicas envolvendo J.K. Rowling
As polêmicas relacionadas à criadora de Harry Potter surgiram há alguns anos, principalmente quando, em 2020, a autora realizou uma publicação considerada transfóbica por muitos internautas. Naquele ano, J.K. Rowling compartilhou um artigo que se referia a “pessoas que menstruam”, criticando o termo e afirmando que apenas a palavra “mulheres” deveria ser aplicada no texto.
+++ LEIA MAIS: Como J.K. Rowling pode estragar o legado de Harry Potter?
‘People who menstruate.’ I’m sure there used to be a word for those people. Someone help me out. Wumben? Wimpund? Woomud?
Opinion: Creating a more equal post-COVID-19 world for people who menstruate https://t.co/cVpZxG7gaA
— J.K. Rowling (@jk_rowling) June 6, 2020