Ex-astro teen dos anos 1980, Ke Huy Quan consagrou a sua volta por cima com uma vitória no Globo de Ouro 2023. Após ficar anos aposentado da atuação e distante de Hollywood, o ator de 51 anos voltou a ter destaque neste ano por seu trabalho em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), pelo qual levou a estatueta de melhor ator coadjuvante em filme de comédia ou musical.
O astro vietnamita iniciou a carreira em sucessos como Indiana Jones e o Templo da Perdição (1985) e Os Goonies (1986), mas deixou o showbiz e ficou aposentado durante 20 anos por falta de oportunidades na indústria. Visivelmente emocionado, Quan subiu ao palco e celebrou a reviravolta em sua carreira.
“Fui criado para nunca esquecer de onde vim e sempre lembrar quem me deu minha primeira oportunidade. Estou muito feliz em ver Steven Spielberg aqui esta noite. Steven, obrigado”, disse Quan, citando o icônico diretor de o Tempo da Perdição e produtor da franquia Indiana Jones.
“À medida que envelheci, comecei a me perguntar se era só isso. Se era apenas sorte”, admitiu. “Durante tantos anos, tive medo de não ter mais nada a oferecer, que não importaria o que fizesse, nunca superaria o que havia conquistado quando criança”.
Após refletir sobre sua jornada, Quan se dirigiu aos diretores de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Dan Kwan e Daniel Scheinert, e agradeceu pela oportunidade. Foi o primeiro filme de destaque do ator em 20 anos.
“Felizmente, mais de 30 anos depois, dois caras pensaram em mim. Eles se lembraram daquele garoto e me deram a oportunidade de tentar novamente. Tudo, tudo o que aconteceu desde então, foi inacreditável. Dan Kwan e Daniel Scheinert, muito, muito obrigado por me ajudarem a encontrar minha resposta. Vocês me deram mais do que eu jamais poderia ter esperado”, finalizou.
O sucesso de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo colocou Ke Huy Quan de volta no radar de Hollywood. Meses após a estreia do longa, que está cotado para buscar uma vaga entre os indicados ao Oscar 2023, o ator foi escalado para integrar o multiverso mais famoso da cultura pop mundial na atualidade: o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).
Quan foi confirmado no elenco da segunda temporada de Loki, que trará de volta Tom Hiddleston como o Deus da Trapaça. Ele se junta a nomes como Owen Wilson e Sophia Di Martino, que também retornam após se destacarem no primeiro ano.
O papel do ator em Loki não foi detalhado, mas vídeos exibidos durante a D23 revelaram se tratar de um agente da AVT (Autoridade de Variação Temporal), agência responsável por controlar o multiverso no MCU. Mais informações sobre a segunda temporada devem surgir nos próximos meses.
Ele também estará na série American Born Chinese, do Disney+, produzida por Destin Daniel Cretton (de Shang-Chi) e que adapta a HQ homônima de Gene Luen Yang. No elenco? Michelle Yeoh, que também levou a estatueta de melhor atriz no Globo de Ouro 2023 por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, e Stephanie Hsu, que viveu a filha do casal (e também Jobu Tupaki) no longa.