Após dois anos de hiato, His Dark Materials está de volta com a estreia de sua terceira temporada na HBO. Com o retorno de James McAvoy ao elenco regular, a nova leva colocará um ponto-final na série inspirada na franquia de livros Fronteiras do Universo.
O terceiro ano de His Dark Materials adapta o terceiro livro da trilogia escrito por Phillip Pullman, intitulado A Luneta Âmbar. Após os eventos eletrizantes do fim da segunda temporada, a última leva de episódios começa empolgante e prepara o terreno para a guerra final entre o exército liderado por Asriel (James McAvoy) contra a Autoridade e o Magistério.
A trama engrena pouco após o fim do segundo ano, com Will (Amir Wilson) à procura de Lyra (Dafne Keen). A jovem é mantida sedada e em cárcere por sua mãe, Sra. Coulter (Ruth Wilson), que quer impedir que os agentes do Magistério a encontrem e consigam matá-la. Em posse da Faca Sutil, capaz de cortar qualquer coisa –inclusive as fronteiras entre o multiverso–, ele se une aos anjos Baruch (Simon Harrison) e Balthamos (Kobna Holdbrook-Smith) para encontrar a amiga.
Os anjos seguem Will porque sabem que a Faca poderá ajudar Asriel na guerra que está por vir. Empenhado em derrubar a Autoridade (leia-se Deus) e todas as instituições religiosas e opressoras do multiverso, ele resgata e convoca o comandante Ogunwe (Adewale Akinnouye-Agbaje) para ajudá-lo a liderar o seu exército.
Apesar do ritmo lento, os dois primeiros episódios da temporada são usados para posicionar as peças do tabuleiro para o confronto que está por vir. Com Lyra desaparecida, todos os núcleos de His Dark Materials, cada um com o seu motivo, precisam encontrá-la. Isso resulta na criação de alianças inesperadas e pelas quais os fãs dos livros mal podiam esperar para ver em tela.
Adewale Akinnuoye-Agbaje e James McAvoy
Divulgação/HBO
O recém-nomeado Pai Presidente McPhail (Will Keen) lidera o Magistério na caçada por Lyra. Para eles, a jovem é Eva, a mãe de todos os pecados. Serafina Pekkala (Ruta Gedmintas) reúne as bruxas para o confronto final do lado de Asriel, enquanto Mary Malone (Simone Kirby), que também passou a viajar pelo multiverso na segunda temporada, assume papel fundamental nos novos episódios ao se juntar a uma raça de criaturas que serão importantes no final da série.
Com oito episódios no total, a terceira temporada de His Dark Materials é a mais desafiadora para se adaptar dos livros originais. Isso graças à inclusão de anjos invisíveis e uma raça de criaturas quase impossíveis de visualizar com base em sua descrição. Felizmente, o trabalho da dupla Jack Thorne e Jane Tranter continua impecável ao retratar a obra de Pullman da forma mais fiel possível.
O que começou como uma história sobre a força de energia etérea conhecida como Pó se tornou uma guerra cataclísmica entre o Céu e a Terra envolvendo anjos, a Autoridade divina, os exércitos da humanidade, bruxas, fantasmas e muito mais que ainda está por vir nos próximos episódios.
Restando seis episódios para o fim de His Dark Materials, o início da terceira temporada indica um fim capaz de honrar os livros de Pullman. Mesmo após dois anos de hiato e uma pandemia no meio, as jornadas de Will e Lyra, ao que tudo indica, serão encerradas de maneira épica e prazerosa –tudo o que os fãs da trilogia Fronteiras do Universo sempre desejaram.
His Dark Materials – 3ª temporada
Trailer legendado