Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.
Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.
O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.
Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Os destaques do dia são:
-No Brasil, as atenções estão voltadas para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá anunciar hoje os primeiros nomes dos ministros que vão compor o seu governo.
-Na agenda econômica, o IBGE divulgou que a inflação oficial do país ficou em 0,41% em novembro, abaixo do esperado pelo mercado e menor do que o observado no mês anterior (0,59%). Tivemos também a divulgação da primeira prévia do IGP-M de dezembro, que veio com uma alta de 0,35%, ante deflação de 0,60% na prévia de novembro, levantando preocupações com relação à inflação no país.
-Vale lembrar que o pregão de hoje pode ter sua liquidez afetada por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo, que começa a partir das 12 horas.
-As Bolsas americanas iniciam o último dia da semana em alta, enquanto os investidores aguardam pela divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) de novembro. O consenso de mercado aponta para uma alta de 0,2%. Um resultado em linha com essa expectativa indicará que os esforços do Fed (Federal Reserve) em combater a inflação estão surtindo efeito e pode ser um gatilho positivo para as bolsas. A agenda do dia também inclui a divulgação da Confiança do Consumidor nos EUA.
-Na Ásia, as bolsas fecharam com fortes ganhos, ainda refletindo as notícias de flexibilização da política de covid zero, além da divulgação de dados da inflação dentro das expectativas dos investidores e analistas.
-O otimismo asiático refletiu no preço das commodities, com destaque para o minério de ferro, que fechou o pregão com alta de 4,69%. O petróleo tipo Brent (referência na maior parte do mundo) também opera em alta, refletindo as notícias da China e também a informação do fechamento de um oleoduto do Canadá para os EUA, interrompendo o fornecimento.