eyenews.com.br

Enem 2022: Saiba como levar RG e CNH no celular para prova – 12/11/2022

Enem 2022: Saiba como levar RG e CNH no celular para prova – 12/11/2022

A edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa a ser realizado neste domingo. E para a edição deste ano, o Inep, instituto responsável pela prova, apresentou uma novidade. Os participantes poderão fazer a prova com os documentos digitais.

Ou seja, você poderá levar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o RG salvos em seu celular, seja Android ou iOS, do iPhone.

Vale lembrar que você poderá levar o celular para a prova, mas terá de guardá-lo no saco fornecido pelos fiscais depois que você apresentar seu documento.

RG

Alagoas: permite que o cidadão obtenha o documento pelo aplicativo RG Digital AL, caso o modelo da carteira de identidade possua o QR Code (tipo de código de barras em imagem) para autorizar o acesso às informações da pessoa.

Goiás: faça o cadastro no app RG Digital GO. O processo de validação das informações no aparelho exige leitura do QR Code no verso da versão física do RG, que deve ser emitida a partir de 2019.

Mato Grosso: permite que documentos emitidos depois do dia 3 de abril de 2019 sejam gerados na versão digital.

Paraíba: o app para o RG virtual está disponível para Android e iOS. Para a criação do documento pelo app, o cidadão também precisa ter um RG que possui no verso o QR Code.

Rio de Janeiro: é possível usar a versão virtual do RG como um documento válido pelo Detran.RJ . É só baixar o aplicativo e fazer o cadastro no Identidade Digital RJ. O documento impresso precisa ter sido emitido a partir do dia 5 de abril de 2019 (o que permite acessar o QR Code para o processo de autenticação).

Distrito Federal: O documento pode ser acessado através da plataforma e-Identidade, administrado pela polícia civil. Assim como na versão do Rio de Janeiro, o programa pede que o QR code do documento seja escaneado para validação do acesso.

São Paulo: baixe o app RG Digital SP. O procedimento exige senha de acesso e o documento impresso que tenha sido emitido a partir de 2019. Ele possui um QR Code que será usado para validar o processo de emissão da versão digital.

Tocantins: a identidade virtual é obtida através do app gov.br para todas carteiras de identificação do Estado que contêm o QR Code.

DF: emitido pela Polícia Civil, o RG digital no Distrito Federal pode ser obtido através do aplicativo e-Identidade, para Android e iOS. O app é gratuito para quem tem o documento de identidade emitido após julho de 2018. Quem tem um RG mais antigo, precisa pagar R$ 42 para emitir um novo, adaptado ao app.

Quem mora no Rio Grande do Norte ainda não tem uma carteira. No entanto, o Estado informa que iniciou a implantação de um sistema biométrica que será usado para emitir carteiras de identidade em um futuro aplicativo para celular.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Bahia não emitem o RG Virtual atualmente, segundo suas assessorias de imprensa.

CNH Digital - Divulgação - Divulgação

CNH Digital

Imagem: Divulgação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) podem ser armazenados digitalmente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Os motoristas que possuem na CNH um QR Code na parte de trás podem utilizar o serviço, para isso, será preciso criar uma conta no Gov BR, depois será realizada uma confirmação no cadastro de motoristas para a geração da CNH digital.

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *