eyenews.com.br

Elon Musk derruba selo cinza do Twitter horas após aplicá-lo

Elon Musk derruba selo cinza do Twitter horas após aplicá-lo

Num arroubo de “quem sabe, faz ao vivo”, o chefe tuiteiro Elon Musk derrubou o “selo cinza”, novo recurso de verificação de perfis oficiais do Twitter implementado ainda na manhã desta quarta-feira (09).

O selo era uma forma de validação da plataforma definir quais contas realmente pertencem a negócios, instituições e personalidades famosas. Foi idealizado pelo novo dono da rede social após as mudanças do selo azul — que, com a compra da plataforma, foi repaginado para indicar apenas quem assina o serviço Twitter Blue.

A derrubada foi confirmada de supetão pelo próprio Musk, que anunciou a decisão em resposta a um dos tuítes que questionava a decisão.

Ao constatar a crítica, Elon Musk respondeu, simples e breve: “eu acabei de matar o negócio” (“I just killed it”, no original). E confirmou que o selo azul continuaria sendo o verificador.

No momento desta reportagem, o selo continua servindo tanto para destacar que uma conta faz parte do Twitter Blue quanto para perfis oficiais. Para distinguir um do outro, será necessário clicar no ícone e ler a informação.

Achou confuso? É bom se preparar para mais. Em outro tuíte fixado no perfil de Elon Musk, o CEO informou que mudanças imediatas como esta ocorrerão com certa frequência nos próximos meses, e que é bom ir se acostumando com a bagunça.

“Por favor reparem que o Twitter fará diversas coisas estúpidas nos próximos meses”, tuitou Musk. “Nós manteremos o que funciona e mudaremos o que não [funcionar].”

“Talvez seja uma decisão estúpida”

Pouco tempo depois, Elon Musk mencionou durante uma coletiva pelo Twitter Spaces, o chat de áudio da rede social, que os motivos por detrás de sua decisão de mudança do selo azul é para reduzir a distinção entre “senhores e camponeses” que o símbolo cria na plataforma.

“É um equilíbrio do campo. Claro, isto vai fazer com que o símbolo verificado seja menos especial, mas eu acho que isso é bom”, afirmou ele durante a chamada.

O bilionário garantiu que a plataforma continuará verificando e derrubando perfis — com ou sem selos azuis — no caso de publicações com conteúdo falso ou prejudicial, e citou os princípios democráticos de cada pessoa valer um voto para justificar a decisão de tornar o símbolo “menos especial”.

“Bem, pelo menos é o que eu acho, filosoficamente falando. E talvez isso seja uma decisão estúpida, mas nós veremos.”

O que foi o selo cinza?

A ideia de Musk era que cinza fosse “o novo azul”. Esther Crawford, diretora de gerenciamento de produtos do Twitter, anunciou nesta manhã em sua conta na rede social que o famoso selo de verificação de contas havia mudado para essa nova cor.

O selinho azul passaria a significar apenas que o usuário é assinante do pacote Twitter Blue, que dá acesso a ferramentas especiais da plataforma (por enquanto, apenas disponível nos EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canadá).

Uma captura de tela da própria conta oficial do Twitter revelou o layout. O “check” azul vem ao lado do nome de exibição e, logo abaixo do identificador de conta, o “check” cinza com a palavra “Oficial” — é este que confirma que a conta realmente pertence àquela pessoa ou empresa na vida real.

“O novo Twitter Blue não inclui verificação de identidade. É uma assinatura paga opcional que oferece uma marca de seleção azul e acesso a recursos selecionados. Continuaremos a experimentar formas de diferenciar os tipos de conta”, alerta Crawford.

Veja abaixo:

(*) Com informações da matéria de Nicole D’Almeida

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *