O dólar comercial fechou hoje cotado a R$ 5,236.
A moeda americana apresentou forte queda de 2,16%, após novos acenos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos mercados financeiros e a divulgação de dados de emprego dos EUA em linha com o esperado.
Na primeira semana do ano, o dólar registrou desvalorização de 0,83%.
Fatores que o mercado considerou
Lula muda o tom. O presidente disse em sua primeira reunião ministerial que o compromisso de seu governo é unificar o país, e não de acabar com as divergências, ao mesmo tempo que disse que sua terceira gestão na Presidência é formada por pessoas que pensam diferente.
Além disso, o presidente deixou claro a seus ministros que a relação com o Congresso é primordial para o governo dar certo.
Seu tom aparentemente mais conciliador veio depois que vários de seus ministros apaziguaram os mercados com sinalizações de que o governo não alterará reformas estruturais e outras medidas de gestões anteriores.
No cenário internacional. A criação de vagas fora do setor agrícola nos EUA totalizou 223 mil no mês passado, segundo informou o Departamento do Trabalho americano. Os dados —que estão em linha com o esperado pelos mercados— ajudaram a enfraquecer a moeda americana.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
(Com Reuters)