O dólar comercial operava em queda na manhã desta quinta-feira. Por volta das 10h20 (horário de Brasília), a moeda norte-americana descia 0,48%, vendida a R$ 5,156.
No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) caía 0,25%, aos 112.236,01 pontos.
Os investidores aguardam hoje o anúncio das primeiras medidas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a divulgação dos dados da inflação nos Estados Unidos.
Em meio aos esforços da ala econômica do governo para ganhar a confiança dos mercados, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marcou para 14h30, no Palácio do Planalto, seu primeiro anúncio de medidas, que será seguido de coletiva de imprensa. O evento deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os eixos de atuação incluem reavaliação das receitas federais para 2023 e medidas para ampliar a arrecadação e cortar gastos.
No exterior, o foco recai sobre dados de inflação nos EUA, que devem confirmar alívio na alta do núcleo dos preços para 5,7% na base anual, de 6% no mês anterior. Caso os números realmente mostrem um arrefecimento, o dólar tende a se desvalorizar globalmente, uma vez que reforçariam a visão de que o Federal Reserve poderia abrandar seu ciclo de aperto monetário.
*Com Reuters