O dólar comercial fechou hoje em queda de 0,82%, cotado a R$ 5,366. Expectativas para a possível aprovação e termos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de Transição ainda preocupam investidores.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PL) viajou a Brasília para discutir a PEC acompanhado de Fernando Haddad, cotado para assumir o Ministério da Fazenda, no momento em que cresce a ansiedade sobre o anúncio dos novos ministros.
Além das questões do novo governo, a expectativa era de um pregão com volumes reduzidos devido ao jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo contra a Suíça.
Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, disse à Reuters que o foco dos mercados está em raros protestos acontecendo na China contra a política de covid-zero imposta pelo governo de Xi Jinping.
Segundo o especialista, investidores estão tentando entender se os protestos levarão a uma flexibilização de restrições sanitárias —o que seria positivo para o sentimento do mercado— ou se sofrerão retaliação mais dura do regime chinês, o que poderia elevar a cautela global.
O foco também ficará sobre o banco central norte-americano ao longo desta semana, com agentes do mercado à espera de uma série de dados econômicos dos Estados Unidos que podem oferecer pistas sobre qual será a magnitude da alta de juros de dezembro do Federal Reserve.
*Com Reuters