Desde sua primeira aparição nos cinemas, o Homem-Formiga (Paul Rudd) tem sido considerado um “herói menor”, com filmes que têm menos em jogo do que Thor (Chris Hemsworth) ou Capitão América (Chris Evans). O diretor Peyton Reed quer que essa visão mude com o terceiro longa, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. E ele foi capaz de bater de frente com Kevin Feige para conseguir isso!
“As pessoas achavam que os filmes eram como um limpador de paladar divertido depois de um filme gigantesco dos Vingadores”, disse Reed em conversa com a Entertainment Weekly. “Para o terceiro capítulo, eu disse: ‘Eu não quero mais ser um limpador de paladar. Quero ser esse filmão dos Vingadores’. E eu metaforicamente chutei a porta de Kevin Feige para ter isso!”
De fato, os dois longas já lançados de Homem-Formiga tiveram o azar (ou a honra?) de chegarem aos cinemas pouco depois de um grande evento que reunia quase todos os heróis da Marvel. A primeira vez de Scott Lang (Rudd), em 2015, ocorreu dois meses e meio após Vingadores: A Era de Ultron. Já Homem-Formiga e a Vespa (2018) teve a difícil missão de suceder Vingadores: Guerra Infinita, depois do estalo de Thanos (Josh Brolin) eliminar boa parte dos personagens poderosos.
Com Quantumania, mais de três meses terão se passado desde o lançamento do longa anterior, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022) –uma produção que, apesar de grandiosa e poética, não tem a mesma escala de um megaencontro de super-heróis. O novo Homem-Formiga também terá a função de apresentar Kang (Jonathan Majors), que deve se tornar o próximo grande vilão da Marvel.
“Eu cresci lendo os quadrinhos da Marvel, e tem poucos antagonistas que estão entre os melhores. Loki [Tom Hiddleston], obviamente. Doutor Destino, do Quarteto Fantástico. E Kang o Conquistador! Nas minhas conversas com Kevin Feige e com a Marvel, eu disse: ‘Quero colocar o Homem-Formiga e a Vespa contra um vilão formidável neste filme’. Então vamos ter Kang o Conquistador”, falou Peyton Reed.
O personagem, porém, não será exatamente como sua versão dos quadrinhos. “Nas HQs, Kang tem domínio sobre o tempo, ele consegue viajar no tempo. A situação dele é um pouco diferente, no filme. Não vou estragar para vocês, mas ele é alguém que… Enquanto nós levamos vidas lineares, da infância até a morte, Kang não existe desta maneira. Achei interessante colocar os menores Vingadores –que na cabeça das pessoas talvez sejam os menos poderosos entre eles –contra a força mais poderosa do multiverso.”
Além de Paul Rudd e Jonathan Majors, o elenco de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania também conta com os retornos de Evangeline Lilly (Hope van Dyne), Michael Douglas (Hank Pym), Michelle Pfeiffer (Janet van Dyne), David Dastmalchian (Kurt) e Randall Park (Jimmy Woo). Kathryn Newton assume o papel de Cassie Lang, filha do protagonista, e Bill Murray aparece como um personagem que tem uma ligação com o passado de Janet no Reino Quântico. William Jackson Harper (de The Good Place) é mais um reforço do novo longa.
O filme está previsto para estrear mundialmente nos cinemas em 17 de fevereiro de 2023. Confira a prévia:
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Filme estreia em fevereiro de 2023 nos cinemas mundiais