O relatório parcial de uma investigação apontou que uma funcionária da Envoy Air que morreu sugada pelos motores de um avião, no fim de 2022, não seguiu as recomendações de segurança. O acidente aconteceu no aeroporto regional de Montgomery, no Alabama (EUA).
Como foi o acidente?
- A funcionária trabalhava no solo e foi sugada ao se aproximar da aeronave. Ela morreu no local.
- O voo era realizado pela Envoy Air, antiga American Eagle, do grupo American Airlines.
- A aeronave era um Embraer ERJ-170 que havia acabado de pousar e estava parado.
- A velocidade dos motores desacelera aos poucos após o pouso e é preciso aguardar para se aproximar da aeronave.
- Segundo relatório parcial do NTSB, órgão dos EUA que investiga o acidente, a funcionária não aguardou o tempo de espera.
- O relatório ainda aponta que outro funcionário tentou orientá-la a não se aproximar, sem sucesso.
Dá para sobreviver?
A chance de sobreviver a um acidente como esse é praticamente nula, por causa da força dos motores.
Entretanto, em 1991, um militar dos Estados Unidos foi sugado pelo motor de uma aeronave da família A-6 Intruder e sobreviveu.
- Durante a operação Tempestade no Deserto, o ex-suboficial da Marinha dos Estados Unidos J. D. Bridges trabalhava próximo à aeronave em um porta-aviões.
- Ao ver que o fio de seu fone de ouvido estava enroscado no trem de pouso do A-6, ele se abaixou e andou em direção à frente da entrada de ar do motor para tentar liberar o equipamento.
- Nesse momento, a força do ar sugou seu corpo para dentro do bocal do motor, onde ficou preso, não chegando às palhetas do núcleo do motor, onde teria sido dilacerado.
Apesar do susto, Bridges saiu com poucas lesões e falou sobre o acidente em diversas entrevistas.
Meu colete flutuante, minha camisa, minha blusa foram mastigados e os pedaços estavam à minha volta.
J. D. Bridges
Recomendações de segurança
Veja quais são as medidas ao se aproximar de uma aeronave.
- Nunca se aproxime enquanto estiverem em funcionamento.
- Aguarde orientações dos pilotos ou de outros funcionários para circular perto das aeronaves.
- Se for um avião, nunca passe na frente do motor sem autorização.
- Já no caso de um helicóptero, nunca passe pela parte de trás do veículo.
- Em ambos os casos, sempre se aproxime fazendo contato visual com o piloto.