eyenews.com.br

controle parental Amazon Kids chega ao Brasil

controle parental Amazon Kids chega ao Brasil

A Amazon lançou, hoje (9), o Amazon Kids no Brasil: um conjunto de funcionalidades para crianças e famílias aproveitarem os recursos da assistente virtual Alexa com mais segurança. O controle parental permite bloquear certos conteúdos e usos dos dispositivos Echo, que não sejam adequados à faixa etária.

Quando ativado, crianças até 12 anos receberão algumas respostas diferentes das dos adultos — a Alexa reconhece as vozes de quem está interagindo e direciona o conteúdo mais adequado, de forma lúdica.

“Por exemplo, se um adulto perguntar o que é ‘baseado’, a Alexa dirá que é um tipo de cigarro; se for uma criança, ela responderá que é algo ‘fundamentado’ em outra coisa [o particípio do verbo ‘basear’]”, explicou Talita Taliberti, Country Manager de Alexa no Brasil, durante apresentação para jornalistas.

Além disso, com o Parent Dashboard, os pais e responsáveis têm mais controle da experiência, podendo controlar o conteúdo, bloquear o acesso a alguns recursos, deixar o dispositivo inoperante em certos momentos (por exemplo, na hora da lição de casa ou durante a madrugada) e visualizar o histórico de uso das crianças.

A ativação é feita por meio do app Alexa (disponível para Andoid e iOS). É preciso configurar um perfil infantil para as crianças, cadastrando seu ID de voz e/ou o ID visual, para que Alexa possa reconhecê-los e adaptar a experiência. Basta acessar Configurações > Seu Perfil e família.

Confira abaixo as funcionalidades da Alexa com um perfil infantil reconhecido:

Brincadeiras: As crianças podem pedir “Alexa, abra Amazon Kids” e ter acesso a histórias, skills e piadas adequadas para elas. Alguns jogos e brincadeiras já estarão pré-habilitados, como Galinha Pintadinha, Turma da Mônica, Canção de Ninar, DPA na Escuta, Imagem e Ação e Hora do Banho. E os pais poderão o acesso a outras skills que tenham em sua conta.

Músicas com conteúdo adulto: É possível ativar o filtro de conteúdo explícito e limitar o acesso a músicas no Spotify, Deezer ou Apple Music. No Amazon Music, o filtro já é ativado por padrão quando o perfil é criado. Assim, canções com palavras ou frases explícitas serão bloqueadas, de acordo com o catálogo dos provedores de música.

Controle de funcionalidades: Os pais podem permitir (ou não) que seus filhos controlem os dispositivos de casa inteligente — como acender e apagar luzes — e também definir para quais contatos eles podem fazer chamadas de voz ou vídeo. Já a compra por voz é bloqueada por padrão ao reconhecer o perfil infantil.

Hábitos: O Parent Dashboard também permite que os pais vejam as atividades do Amazon Kids de seus filhos, além de revisar histórico de gravações de voz no aplicativo Alexa, para conhecer seus hábitos e assim definir um melhor controle parental.

Também é possível configurar um dispositivo exclusivamente para o modo Amazon Kids, deixando-o dedicado para as crianças — por exemplo, um Echo Dot que esteja no quarto delas. Basta acessar a configuração do dispositivo no aplicativo Alexa e selecionar ‘Amazon Kids’.

Assim, são liberados recursos úteis para o dia a dia da família, por exemplo:

Programar a hora de dormir: Permite definir limites de tempo para a interação com a Alexa, impedindo que as crianças fiquem acordadas até muito tarde brincando. Basta definir a hora de dormir, com horários específicos para os dias da semana ou finais de semana.

Criar um momento de pausa: Pais poderão pausar o dispositivo através do aplicativo Alexa a qualquer momento que quiserem limitar o acesso às funcionalidades, seja para a hora de fazer a lição de casa ou do jantar em família.O Amazon Kids está disponível para clientes brasileiros na versão mais recente do aplicativo Alexa, em dispositivos Echo compatíveis. Saiba mais no site da empresa.

Segurança e privacidade

Todos os dipsositivos Echo são projetados com recursos de privacidade, com controles de microfone e câmera, capacidade de visualizar, excluir gravações de voz, entre outras. Com o Amazon Kids, pais e filhos sempre saberão quando a Alexa estiver trabalhando em uma solicitação — porque uma luz azul indicadora ficará ligada.

Os pais podem acessar o aplicativo Alexa a qualquer momento para verificar suas configurações de privacidade e fazer os ajustes necessários. Eles têm acesso a todas as gravações de voz e podem optar por não salvá-las ou excluí-las a qualquer momento. Também podem silenciar os microfones pressionando um botão ou cobrir a câmera dos Echo Show com a tampa embutida.

Hoje, a Amazon tem 14 dispositivos com Alexa disponíveis no país: Echo Dot (3ª e 4ª geração), Echo Dot com relógio (4ª geração), Echo (4ª geração), Echo Studio, Echo Show 5 (2ª geração), Echo Show 8 (2ª geração), Echo Show 10, Echo Show 15, Echo Buds, Fire TV Stick Lite, Fire TV Stick, Fire TV Stick 4K e o controle remoto por voz com Alexa.

Três anos no Brasil

Esta semana, a Alexa completa três anos no Brasil — foi em novembro de 2019 que os dispositivos Echo começaram a ser vendidos oficialmente no país. Desde então, já são mais de 3.800 skills (os aplicativos de voz para Alexa) disponíveis por aqui.

“Para muitos, foi a porta de entrada para a descoberta da casa inteligente: desde acender e apagar as luzes, até rotinas mais complexas, como fazer o café pela manhã ou programar o alimentador de pets com um simples comando”, acredita a Amazon.

Segundo a empresa, no mercado brasileiro, há mais de 750 produtos compatíveis disponíveis, fabricados por marcas como Positivo, Intelbras, Multi, i2Go, Philips Hue e Geonav, entre outras. “O conceito de inteligência ambiente está sendo reforçado no país: é a tecnologia que está lá quando você precisa, mas desaparece em segundo plano quando você não precisa.”

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *