O famoso vestido Versace com longo decote usado por Jennifer Lopez na 42ª edição do Grammy Awards, em 23 de fevereiro de 2000, fez história no evento. Mas não só isso. O acontecimento teve papel único na criação do Google Imagens.
Pois é. As pessoas ficaram tão animadas e curiosas com o vestido de seda no corpo da artista que começaram a fazer buscas no Google no dia seguinte.
A procura foi tanta que bateu o recorde da empresa de maior interesse dos usuários até aquela data. O sistema até chegou a cair por um tempo.
A questão é que os resultados exibiam links e textos, e o que a galera queria era ver fotos. Para conseguir ter acesso a elas, a pessoa precisava entrar página por página.
Essa dificuldade deu o pontapé para que os funcionários do Google, liderados pelo então CEO Eric Schmidt, desenvolvessem algo mais prático para pesquisas de imagens.
O caso recentemente viralizou no Twitter:
this dress was the reason google images was invented https://t.co/9vml4xz5vr pic.twitter.com/uSaEUy2HPB
? matt (@mattxiv) January 16, 2023
Confira a seguir o que o executivo falou sobre o caso em 2015 ao site Project Syndicate:
“(…) as pessoas queriam mais do que apenas texto. Isso ficou aparente depois do Grammy Awards de 2000, quando Jennifer Lopez usou um vestido verde que, bem, chamou a atenção do mundo. Na época, era a consulta de pesquisa mais popular que já vimos. Mas não tínhamos uma maneira infalível de obter aos usuários exatamente o que eles queriam: JLo usando aquele vestido. Nascia a pesquisa do Google Imagens.”
As buscas por imagem foram lançadas em 12 de julho de 2001, mais de um ano após o fenômeno do vestido usado por JLo.
O sistema foi evoluindo e ganhou a capacidade de fazer busca reversa. Ou seja, procurar a origem de uma foto.
Com a incorporação do recurso Google Lens, posteriormente, ficou possível traduzir trechos de textos ou até buscar onde determinada peça está à venda.
Vestido foi recriado
Em 2019, uma versão atualizada do mesmo vestido foi usada por JLo no desfile da Versace durante a Semana de Moda de Milão.
O Google fez uma parceria com a estilista Donatella Versace para esse evento.
*Com informações dos sites IFL Science, The Verge e Vogue.