eyenews.com.br

Como investir em fan tokens, criptoativos da Copa do Mundo? – 30/11/2022

Como investir em fan tokens, criptoativos da Copa do Mundo? – 30/11/2022

A Copa do Mundo da FIFA consegue “parar” centenas de países enquanto acontece, já que reúne os melhores jogadores, seleções e estádios da atualidade. Por isso, diversas marcas pagam fortunas para ter o direito de patrocinar o evento e receberem a atenção dos milhões de espectadores dos jogos.

Nessa linha, uma tendência do universo dos criptoativos explodiu em popularidade desde o início da competição, já que tem tudo a ver com futebol: os fan tokens. Quer saber mais sobre estes produtos? Vem com a gente!

O que são os fan tokens? Fan tokens são criptoativos ligados a franquias esportivas, como clubes, times e seleções – inclusive, algumas que estão presentes na Copa do Mundo têm os seus! Como qualquer cripto, eles são ativos digitais que utilizam a tecnologia blockchain. Para mais detalhes sobre a definição de criptoativos ou blockchain, basta conferir os outros artigos publicados pelo PagBank PagSeguro.

De forma geral, os fan tokens são emitidos por parceiros oficiais dos times e dão alguns benefícios aos seus detentores, como a chance de adquirir ingressos de forma antecipada, brindes, possibilidade de votar no design da camisa, entre outros; aqui, o céu – e a criatividade dos clubes – é o limite.

Na prática, os fan tokens aproximam a torcida do time de coração e, ao mesmo tempo, aumentam a arrecadação dos clubes, num sistema muito parecido com o de sócio-torcedor. Porém, é importante que os interessados em os comprar pesquisem os seus benefícios, pois cada clube estipula as próprias regras.

Que fan tokens existem? No Brasil, diversos clubes têm fan tokens oficiais, como Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro. No exterior, Barcelona, Juventus e PSG também emitem tokens, assim como equipes de outras modalidades, como a Aston Martin, da Fórmula 1, e o Golden State Warriors, da NBA.

A Copa do Mundo, por sua vez, também tem seleções com fan tokens, como Argentina, Espanha, Portugal e Peru. O Brasil também tem o seu token, o BFT; porém, a CBF rompeu recentemente o contrato com a emissora do ativo, o que pode gerar problemas aos investidores caso ele seja retirado do mercado.

Vale especular com fan tokens? Apesar de serem voltados aos torcedores dos clubes, os fan tokens podem ser comprados por qualquer pessoa e os seus preços estão sujeitos às variações de mercado da mesma forma que os demais criptoativos, como o Bitcoin, Ether ou MATIC, por exemplo.

Por conta disso, várias pessoas compram os tokens na esperança de que eles vão valorizar: é muito comum o preço dos tokens subir quando o time vai bem ou anuncia a contratação de um grande jogador ou despencar quando o time é rebaixado.

No entanto, é preciso ter cuidado: o valor dos fan tokens não está atrelado ao desempenho do time ou qualquer outro fator, mas apenas à especulação dos detentores e traders que querem lucrar apostando na alta ou baixa do seu valor. Além disso, é importante adquirir apenas fan tokens oficiais dos clubes para não correr o risco de cair em golpes.

Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *