Em 22 de novembro de 2002, há exatas duas décadas, Harry Potter e a Câmara Secreta estreava nos cinemas do Brasil. O segundo longa-metragem da saga, lançado um ano após o sucesso de A Pedra Filosofal, foi uma nova oportunidade para os fãs assistirem aos seus personagens preferidos da literatura nas telonas.
Baseada nos livros da escritora J.K. Rowling, a saga cinematográfica arrecadou mais de US$7,7 bilhões (R$41,2 bilhões) em bilheteria, e ajudou a consolidar o Mundo Bruxo como um dos universos mais fascinantes que a sétima arte já conheceu.
Para celebrar os 20 anos da estreia de A Câmara Secreta, a Warner Bros. preparou uma surpresa para os potterheads: assim como no ano passado, no qual o estúdio reexibiu A Pedra Filosofal nos cinemas, desta vez o segundo longa da saga ganhará uma série de sessões especiais.
No próximo sábado, 26 de novembro, Harry Potter e a Câmara Secreta será reexibido em cinemas espalhados pelo Brasil. A pré-venda de ingressos para o evento, que promete reunir fãs de todos os cantos do país, começou no último dia 11, e segue disponível por meio do nosso site ou app.
Antes de revisitar a magia de Hogwarts nas telonas, que tal saber mais sobre o elenco de A Câmara Secreta? Muitos anos se passaram desde a estreia do longa: como estão os atores do filme hoje em dia?
Daniel Radcliffe | Harry Potter
O ator seguiu na carreira, e hoje tem 33 anos. Teve papéis de destaque nos longas Truque de Mestre 2: O Segundo Ato (2016) e na animação Playmobil: O Filme (2019), emprestando sua voz ao personagem Rex na versão original. Radcliffe descobriu desde cedo que sua vocação era atuar e escrever, e por esse motivo, decidiu não ingressar em uma instituição de ensino superior. O assédio dos paparazzi também foi um fator importante para essa tomada de decisão, segundo ele.
Seus créditos mais recentes são os filmes Cidade Perdida (2022), ao lado de Sandra Bullock e Channing Tatum, e a cinebiografia WEIRD (2022), na qual dá vida a “Weird Al” Yankovic, famoso compositor de paródias norte-americano.
Emma Watson | Hermione Granger
Conhecida por interpretar “a bruxa mais inteligente da sua idade”, Emma Watson seguiu alguns passos de sua personagem e se dedicou à academia. A jovem atriz é graduada em Literatura Inglesa, já atuou como estilista de uma marca de roupas ecológicas e tem um importante papel como ativista. Ela é embaixadora da ONU Mulheres desde 2014, encabeçando campanhas sobre a igualdade de gênero.
Watson teve destaque em sucessos logo após a conclusão de seus trabalhos na saga, como nos filmes As Vantagens de Ser Invisível (2012) e no live-action A Bela e a Fera (2017), da Disney. O premiado Adoráveis Mulheres (2019) é o seu longa-metragem mais recente.
Rupert Grint | Roney Weasley
O ator já contou em algumas entrevistas que ainda sente dificuldades de separar a sua personalidade da de Roney. Ao Guardian, Rupert afirmou: “A linha entre mim e o Ron ficou mais tênue a cada filme, e acho que nos tornamos praticamente a mesma pessoa”. Porém, em entrevista durante o UcconX deste ano, o astro admitiu que voltaria a viver o personagem no futuro.
Apesar de continuar na carreira, o ator não conseguiu emplacar um destaque maior em Hollywood como seus parceiros de trio, e atribui parte dessa dificuldade ao estigma de astro mirim. Grint foi elogiado por seu papel na série Snatch, dirigida por Guy Ritchie, e recentemente estrelou um episódio de O Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro, da Netflix.
Bonnie Wright | Gina Weasley
A bruxinha Gina cresceu, e apesar de já estar com 31 anos, seu rosto em muito se parece com sua versão mirim. A atriz se mantém na carreira, mas também atua como modelo, roteirista e produtora. Ela é embaixadora de uma ONG chamada Made-By que, entre outros trabalhos, promove a inspeção de marcas de moda, e aprova as confecções com um selo que garante a sustentabilidade da peça.
Tom Felton | Draco Malfoy
Apesar de não fazer parte do trio de protagonistas, Draco Malfoy teve uma grande importância em toda a saga de Hogwarts, em especial na trama de A Câmara Secreta. Tom Felton ganhou, por dois anos consecutivos, o prêmio de Melhor Vilão no MTV Movie Awards.
Além da atuação, Tom também é um excelente cantor, fazendo sua estreia profissional como músico em 2011, com o single Hawaii. Logo depois de concluir seus trabalhos em Harry Potter, ele atuou em Planeta dos Macacos: A Origem (2011) e, alguns anos depois, na série The Flash.
Matthew Lewis | Neville Longbottom
As mudanças físicas que Matthew Lewis sofreu durante a transição da infância para a fase adulta foram muito grandes, e já foi possível ver como sua fisionomia mudou ao longo dos filmes da saga. O ator, que trabalha no ramo desde os 5 anos de idade, era muito fã da série literária antes de fazer a audição para o longa, e isso inclusive o ajudou a conseguir o papel de Neville.
Em 2018, Lewis causou uma polêmica entre os fãs brasileiros, com provocações feitas nas redes sociais motivadas por partidas de futebol da seleção. Ele ainda continua na carreira, tendo como destaque o papel de Patrick, no drama romântico Como Eu Era Antes de Você (2016).
Kenneth Branagh | Gilderoy Lockhart
O premiado ator e diretor norte-irlandês viveu o egocêntrico professor no longa, sendo esta a única aparição de Branagh na saga do bruxinho. Desde então, o astro se mantém na ativa, destacando-se como a nova versão do detetive Hercule Poirot nos longas Assassinato No Expresso do Oriente (2017) e Morte No Nilo, adaptações de Agatha Christie as quais também dirigiu.
Este ano, Kenneth levou para casa a estatueta do Oscar de Melhor Roteiro Original por Belfast (2021), drama baseado nas memórias de infância do cineasta em meio aos conflitos religiosos que assolaram a capital da Irlanda do Norte em 1969.
James e Oliver Phelps | Fred e George Weasley
Com apenas 14 anos, os gêmeos James e Oliver deixaram a escola para participarem das audições da saga Harry Potter. Nenhum dos dois tinha experiência profissional na atuação, mas encarnaram os irmãos Fred e George com muito profissionalismo.
Os gêmeos Weasley, que tiraram risadas e lágrimas de todos nós nos cinemas, ainda são os papéis mais marcantes da carreira dos irmãos, que continuam atuando até hoje. Após o fim de seus trabalhos em Harry Potter, eles fizeram papéis em produções menores, trabalhando juntos no curta 7 Days: The Story of Blind Dave Heeley (2019).
Julie Walters | Sra. Weasley
A matriarca dos Weasley, interpretada pela cantora, atriz e dubladora Julie Walters, parecia uma pacata bruxa no início da saga, até se mostrar poderosa e combativa nos capítulos finais da franquia.
Responsável por interpretar a personagem por tantos anos, Walters já carregava uma vasta experiência como artista, figurando na televisão inglesa desde a década de 70. Depois do sucesso de Harry Potter, a atriz emprestou sua voz para a narração de Valente (2012), e atuou em musicais de sucesso, como O Retorno de Mary Poppins (2018) e Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018).
Mark Williams | Sr. Weasley
O pai da numerosa família Weasley foi vivido por Mark Williams, que já fazia sucesso na televisão e em grandes filmes, como o live-action de 101 Dálmatas (1996), estrelado por Glenn Close, e o premiado no Oscar, Shakespeare Apaixonado (1998).
Dono de múltiplos talentos, ele é um dos responsáveis pelos efeitos visuais de Stardust: O Mistério da Estrela (2007), além de atuar em séries como Doctor Who e Power Rangers Samurai.
Maggie Smith | Minerva McGonagall
Prestes a completar 88 anos, Maggie Smith é uma das atrizes mais importantes e ativas de sua geração. Clássicos como Morte Sobre o Nilo (1978), Mudança de Hábito (1992), O Jardim Secreto (1993) e Chá com Mussolini (1999) já compunham o currículo da atriz antes de interpretar a professora Minerva no Mundo Bruxo.
Após o encerramento da saga, Maggie atuou na série Downton Abbey e nos filmes derivados, além dos trabalhos em O Exótico Hotel Marigold (2011) e A Senhora da Van (2015).
Fiona Shaw | Tia Petúnia Dursley
A invejosa tia de Harry foi vivida nos filmes por Fiona Shaw, atriz irlandesa veterana. Após o término da saga, Fiona atuou em séries como True Blood e Channel Zero. Seus papéis de destaque mais recentes incluem o de Miss Harrison em Enola Holmes (2020), longa da Netflix, e Maarva na série Andor, ambientada no universo Star Wars e exibida pelo Disney+.
Harry Melling | Duda Dursley
Com 33 anos de idade, o primeiro e mais importante papel de Melling no cinema foi o de Duda, primo de Harry Potter. O ator interpretou o personagem em seis dos oito filmes da saga, e o destaque o ajudou a construir sua carreira desde então.
Apesar de não ter trabalhado em franquias tão grandes quanto a responsável por sua estreia, ele atuou no longa Z: A Cidade Perdida (2016) e na série O Gambito da Rainha (2020), fenômeno de audiência da Netflix.
Christian Coulson | Tom Riddle
Um dos papéis mais importantes da trama de A Câmara Secreta foi também a estreia de Christian Coulson nos cinemas, na época com 24 anos de idade.
Após o sucesso na saga, o ator atuou no premiado As Horas no mesmo ano, ao lado de estrelas como Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore. Atualmente, Coulson desempenha seu trabalho em séries de TV, como Sem Misericórdia, Blue Bloods e Alta Fidelidade.
Alfred Enoch | Dino Thomas
Mesmo que seu papel não tenha tido um grande destaque na história, o bruxo Dino Thomas foi muito importante na carreira de seu intérprete, o ator Alfred Enoch. Ele viveu o personagem durante quase toda a saga, ficando de fora em apenas um filme: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2011). Ganhou destaque alguns anos depois, interpretando Wes na série How To Get Away With Murder.
Alfred é muito carismático, e para quem não sabe, ele é anglo-brasileiro. Em diversas entrevistas, Enoch comentou que adora o país, e faz questão de visitar o Brasil sempre que pode. A proximidade com a terra natal de sua mãe é tanta, que o ator já chegou a fazer trabalhos por aqui, como o longa Medida Provisória (2020), dirigido por Lázaro Ramos.
Infelizmente, grandes nomes do elenco de A Câmara Secreta já não estão mais entre nós. É o caso de Richard Griffiths (Tio Vernon), falecido em 2013; Alan Rickman, o eterno professor Snape, morto em 2016; e o intérprete do gigante Hagrid, o ator Robbie Coltrane, que nos deixou este ano. O filme também marca a última aparição de Richard Harris na pele de Alvo Dumbledore, que foi vivido nos longas posteriores pelo ator Michael Gambon.