Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) – A plataforma de venda de passagens rodoviárias ClickBus vai começar a intermediar a oferta de crédito para empresas de ônibus, como parte de um plano para ampliar e diversificar receitas.
Ainda neste primeiro trimestre, a empresa começa um piloto com algumas das 200 viações que vendem bilhetes em seu marketplace, criado em 2013, e que no ano passado teve vendas totais de 1,43 bilhão de reais, 70% a mais do que no ano anterior.
Num primeiro momento, os recursos virão de parcerias com instituições financeiras, como no primeiro contrato, com a fintech Mova, que em 2019 recebeu aval do Banco Central para ser uma sociedade de empréstimo entre pessoas.
O montante total de recursos para os empréstimos é de 115 milhões de reais, informou a ClickBus.
Segundo o diretor financeiro da ClickBus, Felipe Vanzelli, os recursos devem ser canalizados para capital de giro e para investimentos das empresas rodoviárias, que estão experimentando a volta do ritmo pré-pandemia, motivado em parte pela migração de passageiros de viagens aéreas, que ficaram mais caras.
“Este é um primeiro movimento de desenvolver novos produtos financeiros voltados a crédito, antecipação, empréstimo e financiamento”, disse Vanzelli, explicando que a ClickBus não terá risco de crédito.
Segundo dados da associação de concessionárias de veículos, Fenabrave, as vendas de ônibus novos no Brasil este ano devem crescer 5%, para 22,95 mil veículos, guiadas pela procura por viagens rodoviárias, diante da forte alta nos preços das passagens aéreas.
Vanzelli afirmou que a intermediação, ao mesmo tempo que oferecerá uma receita extra para a companhia, também poderá agilizar e baratear empréstimos para as empresas de ônibus.
“Há a expectativa de migrar para capital próprio após consolidação do produto com as viações”, acrescentou o executivo, explicando que os recursos virão de excedente de caixa da ClickBus.