As buscas por desaparecidos no deslizamento da BR-376, em Guaratuba (PR), foram encerradas na noite de ontem, segundo o Governo do Paraná.
O órgão confirmou duas mortes, seis pessoas resgatadas com vida e outras seis que conseguiram escapar dos veículos sem precisar de ajuda desde a segunda-feira (28).
“Até o presente momento foram constatadas 14 pessoas envolvidas diretamente no incidente”, pontuou o governo do estado em nota.
O número total de vítimas no acidente é diferente da projeção inicial do Corpo de Bombeiros do Paraná durante os primeiros dias de busca.
A princípio, a estimativa era de que 30 pessoas estavam desaparecidas no deslizamento, algumas delas foram procuradas por binômios (equipes formadas por um bombeiro e um cão farejador).
Apesar disso, o governo informou que uma busca ativa foi feita e que não há mais ninguém dado como desaparecido.
Ao todo, 22 ligações foram feitas por parentes ou amigos dando pessoas como desaparecidas, mas 15 dessas pessoas foram encontradas em contextos não relacionados ao deslizamento.
Agora, uma equipe do Corpo de Bombeiros continuará no local fazendo “trabalhos preventivos”, assim como equipes da concessionária que administra a pista.
Até o momento, não há previsão para que a pista seja liberada.
Vítimas identificadas
Ao todo, dois caminhoneiros morreram no deslizamento registrado na noite da segunda-feira (28). O primeiro a ser identificado foi João Maria Pires, 60, morador de São Francisco do Sul (SC).
O segundo, Marco Rogério de Souza, 51, trabalhava na área há 30 anos e voltava para casa, em Curitiba, quando o acidente ocorreu.