O colunista do UOL Alberto Bombig afirmou na noite de hoje (7), durante o programa Análise da Notícia, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) furou o teto de gastos públicos para se reeleger e acabou quebrando o governo.
Junto com o colunista José Roberto de Toledo, também do UOL, Bombig falou sobre as manifestações de estudantes e pesquisadores para cobrar o pagamento de bolsas de estudo depois dos bloqueios feitos na gestão Bolsonaro. Mais de 200 mil pessoas vão deixar de receber suas bolsas, por exemplo. Na avaliação de Bombig, episódios como esse também vão acontecer em outras áreas.
“Eu acho que o governo federal quebrou pela incapacidade de administração e gestão. Coisa que foi divulgada desde 2018 e não aconteceu. Mas [o governo quebrou] principalmente porque explodiu o teto de gastos para Jair Bolsonaro se reeleger, e não deu certo”, avaliou ele.
E acrescentou: “O pacotão eleitoral foi aprovado com todo o apoio do centrão. Mesmo que na ocasião todo mundo tenha falado que não havia dinheiro. No início deste ano já havia a preocupação com os gastos do país.”
Bombig falou ainda esperar que o governo de transição para o próximo mandato do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “tenha coragem” de dar transparência para a população caso “se depare com um buraco mais profundo”.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: