Donos de celulares da Motorola poderão abrir uma conta digital gratuita diretamente em seus aparelhos a partir desta segunda-feira (5). Chamada Dimo, a iniciativa inédita marca a estreia da fabricante no ramo financeiro, feito em parceria com a startup Jazz Tech.
Dentre os concorrentes, por aqui, a Samsung tem uma carteira digital com vantagens e um cartão de crédito; nos EUA, a Apple conta com um cartão de crédito e uma forma de guardar dinheiro.
Para tentar atrair donos de celulares da marca, segunda no país em participação de mercado, a Dimo é gratuita e interessados podem fazer o cadastro no app, que aparecerá para donos de celulares da marca via atualização.
Como diferencial, a Dimo tem como atrativo um sistema de bloqueio antirroubo (que protege conta e telefone em caso de roubo), cashback em compras no débito (não há ainda opção de crédito), desconto na compra de celulares da marca e atalhos no celular — dá para acessar rapidamente uma opção da câmera para ler código de boleto.
Apesar da estreia para o público nesta segunda, a Motorola tem feito testes há alguns meses. Segundo a empresa, a conta Dimo já tem 30 mil usuários no país.
“Em testes, a questão da simplicidade foi vista como um diferencial. Muita gente migrou de opções de bancos digitais para a Dimo e continuou usando”, disse Renato Arradi, diretor de serviços digitais da Motorola, em conversa com jornalistas.
Questionado sobre o modelo de negócio, a Motorola não deu muitos detalhes. Apenas disse que existe uma meta de que 30% dos usuários de celulares da companhia tenham uma conta no Dimo nos próximos cinco anos.
Como vai funcionar
Por meio do app Hello You, a pessoa deverá abrir o app da Dimo e inserir dados como nome e CPF, além disso é necessário escanear alguns documentos e tirar uma selfie.
Em caso de aprovação, em minutos já será possível usar um cartão virtual de débito para pagamentos via NFC (quando o celular tem o recurso de pagamento por contato) ou via Pix. O cartão físico leva alguns dias até chegar à casa do solicitante e tem a bandeira Visa.
Em um primeiro momento, com a conta Dimo será possível pagar contas e boletos, fazer transferências via Pix e Ted, solicitar portabilidade bancária, recarregar créditos para o celular, fazer saques no Banco 24 Horas e antecipar parcelas do saque-aniversário do FGTS.
Diferenciais
O maior destaque é o Moto Safe, um serviço que bloqueia remotamente o aparelho em caso de perda, roubo ou furto. Em caso de sinistro, basta a pessoa ligar para um número de suporte que tanto o celular como a conta ficam bloqueados, impedindo o uso de terceiros.
Esta solução de segurança é importante, pois geralmente é necessário fazer o bloqueio do celular e da conta de banco em sistemas distintos. Com a solução, a Motorola mata dois coelhos com uma cajadada só.
No que diz respeito à cashback, ele será concedido a quem incluir o cartão na Carteira do Google e fazer pagamento via NFC (aproximação). De acordo com a Motorola, esta parceria vai até março do ano que vem e donos de cartões podem receber até R$ 25 por dia em consequência das compras feitas pela solução do Google.
Outro recurso interessante é a integração da conta com o telefone. Dessa forma, em vez de abrir o app para pagar uma conta, por exemplo, basta chacoalhar o telefone para abrir a função de câmera e apontar para o código de barra de um boleto para pagar.
A Motorola diz ainda que quem tiver a conta Dimo terá descontos especiais em aparelhos da marca, mas não especificou quanto.