É o fim de uma era para os fãs de Pokémon! Depois de 26 anos viajando o mundo e enfrentando diversos desafios para se tornar um mestre, Ash Ketchum vai se aposentar das aventuras no desenho animado –apesar de ter ainda ter 10 anos na cronologia oficial do anime. Seu Pikachu de estimação também vai parar com as aventuras. Uma dupla de humanos e seus respectivos Pokémon substituirão os dois como protagonistas.
Para encerrar a jornada de Ash, 11 episódios especiais serão exibidos a partir de 11 de janeiro no Japão, uma espécie de celebração de tudo o que o menino viveu para se tornar o melhor treinador Pokémon do planeta. Os capítulos contarão com o retorno de vários personagens que marcaram época no anime, como Misty, Brock e Gary –além de Jesse e James, da equipe Rocket, é claro.
O futuro de Ash na franquia entrou em xeque depois que ele finalmente venceu o campeonato mundial e se tornou o maior treinador de Pokémon do mundo. Como continuar a história depois de chegar ao topo? Simples. Encerrando o arco do personagem e apresentando novos heróis para começar uma nova jornada.
Liko e Roy são os novos protagonistas de Pokémon
Divulgação/The Pokémon Company
A dupla de novos protagonistas, que deve aparecer apenas no ano que vem no Japão, é formada por Liko e Roy –os nomes podem ser trocados quando chegarem ao Brasil, já que Ash originalmente se chama Satoshi. Eles serão acompanhados por Sprigatito, Fuecoco e Quaxly, Pokémon iniciais da nona geração da franquia –que, nos games, remete a Scarlet e Violet, lançados em novembro.
“A determinação e a perseverança de Ash Ketchum em chegar ao seu objetivo de se tornar o melhor treinador de Pokémon do mundo ao longo de 25 temporadas representa o melhor do que significa ser um treinador”, disse Taito Okiura, vice-presidente de marketing da The Pokémon Company. “Mal podemos esperar para celebrar esse momento com fãs de Pokémon quando a nova temporada estrear e esses episódios definitivos forem ao ar.”
No Brasil, a exibição do anime está cerca de um ano atrasada. A Netflix estreia em 6 de janeiro a primeira parte da temporada Jornadas Supremas Pokémon. Ash se torna campeão mundial na Parte 3, ainda sem previsão de chegar no streaming por aqui. Ou seja, os fãs brasileiros ainda devem ter 2023 inteiro para passar com o garoto e seu Pikachu antes de conhecerem Liko e Roy em 2024.
Confira o trailer dos episódios derradeiros de Ash e a apresentação dos novos protagonistas: