Antes do anúncio oficial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vai confirmar o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) como ministro da Fazenda, o petista afirmou que vai formar sua equipe econômica, mas ressaltou que não deve anunciar nenhum nome hoje.
Haddad está em Brasília e falou rapidamente com a imprensa antes de ir para o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde Lula concederá coletiva de imprensa para anunciar o nome de pelo menos quatro ministros, embora haja expectativa de que serão revelados os nomes de até cinco ministros.
Além de Haddad na Fazenda, o presidente eleito deve confirmar o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) como ministro da Segurança Pública, o ex-governador Rui Costa (PT-BA) na Casa Civil, o ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio Monteiro na Defesa, e o ex-ministro das Relações Exteriores na gestão Dilma Rousseff (PT), Mauro Vieira, que deve reassumir o Itamaraty.
Conforme o colunista do UOL Kennedy Alencar, os nomes a serem anunciados hoje por Lula são aqueles de sua “cota pessoal”, ou seja, que não são indicações de partidos políticos, além de serem ministros para “áreas sensíveis” ao futuro governo.