A Samsung está mais uma vez no meio de polêmica sobre a capacidade dos celulares da marca tirarem belas fotos da Lua, com nitidez e ricas em detalhes.
A crítica de alguns internautas é que a marca usa sobreposição de imagens para formar o satélite natural da Terra, o que tornaria o registro mais fake do que real. A empresa nega.
A discussão foi retomada depois do lançamento da linha Galaxy S23. O modelo mais avançado, o S23 Ultra, tira foto com diferentes tipos de zoom — o máximo é de 100 vezes.
Em 2019, a Huawei foi outra empresa acusada de usar banco de imagens para sobrepor fotos da Lua, melhorando assim, a resolução final.
O que está acontecendo?
“As fotos da lua com ‘zoom espacial’ da Samsung são falsas, e aqui está a prova”, disse um internauta no fórum Reddit, no dia 10 de março. Os argumentos usados por ele e registros de seu teste viralizaram — até o momento foram 1,7 mil comentários.
Segundo a publicação do perfil “ibreakphotos”:
- A imagem de uma Lua cheia com alta resolução foi baixada da internet.
- Ela foi reduzida para 170 x 170 pixels e desfocada.
- A nova imagem foi aberta em tela cheia no computador.
- Com as luzes apagadas e posicionado do outro lado da sala, o usuário disse ter tirado uma foto dela com o celular Samsung, usando o zoom.
- O sistema de processamento do telefone fez a leitura da cena e gerou uma outra foto resolvendo a questão do desfoque e exibindo novos detalhes da Lua que até então não existiram.
“As fotos da lua da Samsung são falsas. O marketing da Samsung é enganoso. Ele está adicionando detalhes onde não há nenhum”, disse em sua conclusão.
O que a Samsung diz
De acordo com a empresa, o recurso “Space Zoom” usa de inteligência artificial (IA) para otimizar a imagem. Mas o sistema não faz sobreposição.
Ainda assim, a companhia informa que, ao reconhecer a Lua como objeto principal, o smartphone faz várias fotos para a composição de vários quadros.
O que a IA faz, diz a Samsung, é aprimorar os detalhes da qualidade e das cores da imagem para reduzir desfoques e ruídos. Isso produz como resultando uma foto mais nítida.
O modo otimizador de cena não aplica nenhuma sobreposição de imagem à foto Samsung
Desative o otimizador de cena
Caso você queira tirar fotos da Lua com o seu celular mas sem os retoques promovidos pelo smartphone, basta desativar o otimizador de cena em IA.
Assim, os aprimoramentos automáticos de detalhes na foto serão desativados, fazendo com que você tenha uma foto borrada da Lua, mas real.
Zoom Óptico x Zoom Digital
Além disso, é preciso lembrar que as câmeras dos celulares contam zoom óptico e digital, diferentemente de câmeras fotográficas profissionais que contam apenas com o zoom óptico.
O zoom óptico aproxima o objeto a ser fotografado, como um binóculo faria. Justamente por usar um jogo de lentes, ele é capaz de ampliar uma imagem de forma real e mais natural sem comprometer a qualidade da imagem.
Isso permite visualizar detalhes que não são possíveis de enxergar a olho nu.
Já no zoom digital, a imagem é ampliada — e não aproximada. Ou seja, quanto mais este zoom é aplicado, mais esticada a imagem fica e, com isso, os detalhes não são vistos e a imagem fica borrada.
Sistemas de inteligência artificial da Samsung, no entanto, consertam essa deficiência ao refinar o resultado com a combinação de vários quadros da mesma cena.