Esta é parte da newsletter A Companhia, que analisa se é o momento ou não de comprar ações da Raia Drogasil e traz os pontos positivos e negativos da empresa. Na newsletter completa, apenas para assinantes, veja perspectivas da empresa, para qual perfil de investidor é indicada, se ela está barata e quais os valores de compra e venda recomendados. Quer receber a edição completa no seu email na semana que vem? Clique aqui.
O destaque da semana na newsletter A Companhia é a Raia Drogasil, selecionada por Pedro Serra, chefe de pesquisas da Ativa Investimentos. Entre as vantagens da empresa, ele chama atenção para a expansão dos negócios digitais, que atingiram participação de 11,8% das vendas líquidas totais do terceiro trimestre.
O grupo também entrega fortes números de abertura de lojas físicas, com meta de 1.040 unidades no período de quatro anos, entre 2022 e 2025, afirma o analista.
Ele lembra ainda que a Raia Drogasil possui atualmente 15% do mercado, participação que vem crescendo a cada trimestre.
A companhia divulgou um lucro líquido consolidado de R$ 225,4 milhões no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Após queda de 2% no ano passado, as ações da Raia Drogasil (RADL3) acumulam baixa de 3,5% em 2022, até 24 de novembro, de acordo com informações do TradeMap, hub independente do mercado financeiro.
Saiba mais sobre a Raia Drogasil
O grupo foi criado no fim de 2011, a partir da fusão entre as redes Droga Raia e Drogasil. Juntas, reúnem mais de 200 anos de história.
Atualmente, trata-se da maior varejista farmacêutica do país, presente em todos os estados brasileiros, com um total de 2.500 lojas.
Segundo a empresa, suas marcas alcançam mais de 42 milhões de pessoas por ano.
Por que as ações da Raia Drogasil são uma oportunidade para investir?
Serra destaca que a empresa vem entregando resultados dentro do esperado e com boa qualidade de expansão dos negócios
Ele diz gostar das metas divulgadas e da gestão de custos da empresa.
Em outubro, a companhia ajustou de 240 para 260 a estimativa de abertura anual de lojas para o período de 2023 a 2025. Com a projeção de 260 novas unidades em 2022, o total alcança 1.040 no intervalo de quatro anos.
“Outro ponto interessante sinalizado pela gestão é que o fechamento de diversas lojas ocorreu por uma mudança no portfólio, visto que algumas unidades mais antigas não estavam adequadas aos novos requisitos do grupo, o que demonstra uma preocupação com o padrão”, comenta o especialista.
Serra identifica também a Raia Drogasil como uma empresa bem posicionada em um mercado que busca hábitos mais saudáveis, em meio a um maior envelhecimento da população.
Pontos a favor
- Expansão digital crescente e estratégia de marketplace –que reúne produtos de diferentes lojistas
- Forte expansão de lojas físicas
- Visão de se tornar uma plataforma de saúde completa, atuando não só no tratamento de doenças, mas também na prevenção
Pontos contra
- Setor altamente competitivo;
- Risco de não cumprir a meta de abertura de lojas.
****