O bilionário Elon Musk, dono do Twitter, anunciou hoje o lançamento de duas novas categorias de selos de verificação na rede social. As novas modalidades serão na cor dourada para empresas e na cor cinza para governos, e vão ser lançados na próxima sexta-feira (2) junto com o retorno da verificação com o selo azul para pessoas físicas.
Segundo o empresário, a partir da semana que vem todas as avaliações de solicitações de verificação serão feitas manualmente antes da publicação, em uma medida que disse considerar “dolorosa, mas necessária”.
“Selo dourado para empresas, cinza para governos e azul para indivíduos (celebridades ou não), e todas as contas verificadas serão manualmente autenticadas antes de terem o selo ativado. Doloroso, mas necessário”, escreveu Musk no Twitter.
Na noite da última segunda-feira (21), o dono do Twitter disse que a empresa de mídia social estava adiando o relançamento de seu serviço de assinatura que permite ao usuário deter um selo de verificação azul.
“Adiando o relançamento do Blue Verified até que haja uma alta confiança de parar a representação”, afirmou ele em um tuíte.
O cobiçado selo de verificação azul era anteriormente reservado para contas de políticos, personalidades famosas, jornalistas e outras figuras públicas.
Mas uma opção de assinatura, aberta a qualquer pessoa disposta a pagar, foi lançada no início deste mês para ajudar o Twitter a aumentar a receita enquanto Musk luta para reter anunciantes.
Na sequência, o Twitter interrompeu o serviço de assinatura, que custava 8 dólares, à medida que as contas falsas se multiplicaram. A empresa havia dito que o serviço seria relançado em 29 de novembro.