Uma das funções mais comuns dos relógios inteligentes é o monitoramento de funções vitais do nosso corpo. A maioria é capaz de medir parâmetros como batimentos do coração, mas outros vão além, avaliando oxigênio no sangue, temperatura corporal e até bioimpedância.
Estas funções são tão importantes que mereceram uma categoria à parte na quinta edição do Tilt Lab Day, nosso programa que ajuda você a comprar o eletrônico certo para a sua necessidade e o seu bolso. No evento transmitido ao vivo na última sexta-feira (11), avaliamos 8 smartwatches e uma das premiações foi justamente a de Saúde.
O vencedor foi o Apple Watch Series 8, deixando para trás Apple o Watch SE; os Samsung Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro; os Huawei GT 3 e GT Runner; e os Xiaomi S1 Active e Mi Watch.
Confira no vídeo acima o momento do anúncio da vitória. E, mais abaixo, os critérios para a avaliação.
Por que Apple Watch 8 ganhou
Com uma ampla gama de recursos, que vão do monitoramento de batimentos cardíacos, eletrocardiograma, nível de oxigenação, avaliação de sono a exercícios de relaxamento, o Apple Watch Series 8 conquistou uma média final de 9,54 pontos, segundo as notas concedidas pelo júri do Tilt Lab Day.
“O relógio tem dispositivos de saúde avançados e bom monitoramento dos principais aspectos”, avalia o jurador convidado Paulo Puccinelli, médico do esporte e atleta amador.
Outro recurso que ajudou a elevar seus pontos foi a capacidade de monitorar a temperatura corporal, uma função útil para fornecer mais dados sobre o ciclo de sono. Para mulheres cisgênero e homens trans, a função pode ser ainda mais útil: o Series 8 é um dos poucos modelos que oferece informações sobre o ciclo menstrual.
“A partir dos dados coletados, o dispositivo apresenta estimativas das últimas ovulações, por exemplo. Outros smartwatches até têm sensores de temperatura, mas a Apple conseguiu uni-lo com dados deste tipo de uma maneira bem prática”, afirma a editora de Tilt Bruna Souza Cruz.
Vale salientar que essa função não funciona como um termômetro e o monitoramento ocorre somente se a pessoa utilizar o relógio para dormir.
O Series 8 também foi elogiado pela praticidade de uso, a facilidade de pareamento (ainda que ele só funcione com iPhone) e o desempenho geral. Esse combo de características ajudou na composição das notas gerais.
Como nem tudo é perfeito, três características ruins chamaram a atenção dos avaliadores: a pouca bateria, a pulseira pouco prática e o preço elevado.
Disputa apertada
Apesar do Apple Watch Series 8 se destacar, nenhum dos rivais decepcionou. Prova disso é que, na categoria Saúde, todos eles tiveram notas entre 8 e 9. Na segunda poisção, o Huawei Watch GT3 surpreendeu e venceu o Apple Watch SE por apenas 0,01 ponto (8,80 contra 8,79, respectivamente).
A vantagem do modelo da Huawei se deu pelo equilíbrio, com um bom número de funções de saúde (destacam-se batimento cardíaco, avaliação de sono, controle de stress, nível de oxigenação e exercícios de respiração), preço mais acessível, compatibilidade com todos os smartphones e bateria que dura muito.
O Watch SE, por sua vez, tem funções de saúde mais restritas do que o Series 8, mas se mostrou preciso nas medições. Ele tem boas funções de saúde (monitoramento de batimentos cardíacos, avaliação de sono, exercícios de relaxamento e respiração, para citar alguns), mas perde funções vistas em outros relógios, como medição de nível de oxigenação e eletrocardiograma. O preço e a bateria foram pontos de crítica.
Os demais modelos ficaram próximos em suas pontuações, com destaque para o Huawei Watch GT Runner (que tem praticamente as mesmas características do vice-campeão GT 3), o Xiaomi S1 Active e o Samsung Galaxy Watch 5 Pro.
Este último, assim como seu irmão mais “simples”, Galaxy Watch 5, tem um recurso exclusivo da Samsung: teste de bioimpedância, que revela a composição do corpo em percentuais de músculo, gordura, água, etc.
Não é exagero nenhum dizer, portanto, dizer que: se a ideia é monitorar a sua saúde, qualquer um dos modelos aqui apresentados irá ajudar você no objetivo.
Como foi a avaliação
Os membros do júri foram:
- A equipe de TIlt (o editor Marcel Nadale, a editora assistente Bruna Souza Cruz, e os redatores Guilherme Tagiarolli, Gabriel Daros e Marcella Duarte)
- O produtor especializado em tecnologia Rodrigo Lara
- Os jutados especiais Paulo Puccinelli e Gabriel Ganme, ambos médicos do esporte e atletas amadores
Cada aparelho foi avaliado por três pessoas, que deram nota de 0 a 10 em seis quesitos:
- Design e estilo
- Sistema
- Usabilidade
- Saúde
- Esporte
- Funcionalidades
Na categoria Saúde, foi feita a média a partir de todas as seis notas, com peso 2 para a pontuação em Saúde.
Confira abaixo a pontuação final de todos os modelos nesta categoria:
- Apple Watch 8 – 9,54
- Huawei GT 3 – 8,8
- Apple Watch SE – 8,79
- Huawei GT Runner – 8,63
- Xiaomi S1 Active – 8,59
- Samsung Galaxy Watch 5 Pro – 8,56
- Xiaomi Mi Watch – 8,23
- Samsung Galaxy Watch 5 – 8,18
A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.