Depois de jogar o filme da Batgirl quase pronto no lixo, os chefões da Discovery tentaram se livrar da animação American Dad!, sucesso que está no ar desde 2005. Executivos do grupo especializado em reformas e comida chegaram a perguntar à equipe do canal TBS, que exibe o desenho nos Estados Unidos, se seria possível se livrar do contrato de encomenda de mais duas temporadas feito no fim do ano passado.
Apesar de conseguir boa audiência com a exibição de episódios inéditos no canal TBS e de reprises no Adult Swim, American Dad! é uma produção cara e que não dá retorno financeiro a longo prazo para a Warner Bros. Discovery –a Disney, por meio da 20th Television Animation, fica com todos os lucros da venda do desenho para outros países ou mesmo para outros canais.
Assim, os executivos da WBD procuraram a equipe da TBS para checar se haveria alguma possibilidade de escapar do acordo feito pela gestão anterior. A revelação foi feita por uma reportagem do jornal Wall Street Journal que abordou a situação financeira do conglomerado. Eles desistiram após ouvirem o valor da multa por rescisão.
Atualmente, nos EUA, a TBS conta com apenas duas séries inéditas: a animação American Dad! e a comédia live-action Miracle Workers, estrelada por Daniel Radcliffe e cuja quarta temporada deve estrear em janeiro do ano que vem. Dificilmente a produção será renovada para um quinto ano, já que a ideia dos chefões é acabar com todas as produções roteirizadas —o mesmo processo já foi feito no “canal irmão” TNT.
O plano é que os dois “importem” séries estrangeiras, um processo bem mais barato do que começar uma atração do zero. A TNT, por exemplo, comprou os direitos de exibição de The Lazarus Project, suspense britânico já renovado para um segundo ano. Tudo porque o acordo de distribuição dos canais em algumas operadoras de TV paga contempla a transmissão de produções roteirizadas. Do contrário, talvez nem as aquisições ocorressem.
American Dad! não seria a primeira animação descartada pela nova chefia da Warner Bros. Discovery. Little Ellen, que mostrava uma versão infantil da apresentadora Ellen DeGeneres, estava com a terceira temporada pronta para ir ao ar na HBO Max, mas acabou descartada porque o streaming optou por não focar mais no desenvolvimento de conteúdo original para crianças.