O supermercado Bueno Serve, em São Carlos (SP), foi obrigado neste sábado (29) pela Justiça Eleitoral de São Paulo a retirar os adesivos com o número “22” — uma referência ao partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) — colados em garrafas de cerveja Heineken. O rótulo verdadeiro tem uma estrela vermelha, símbolo da marca.
Segundo o juiz eleitoral Paulo César Scanavez, que assina a intimação, o adesivo destoa da configuração habitual do produto e “evidencia a irregularidade da propaganda”.
“São produtos expostos à mercancia, obviamente com acesso direto ao público em geral, afrontando regra elementar de que, em local público, não é dado a promoção de propaganda de candidato”, justifica.
O juiz deu prazo de uma hora para que as garrafas com o adesivo “22” sejam retiradas do supermercado. Em caso de descumprimento, os produtos podem ser apreendidos.
A denúncia foi feita pelo aplicativo Pardal, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por um morador da região, com quem o UOL conversou por telefone. Ele relatou não ter visto as garrafas pessoalmente, apesar de ser frequentador do mercado em questão, mas registrou o caso na sexta-feira (28) a partir das imagens que encontrou nas redes sociais.
O morador ainda contou ter feito uma denúncia à própria Heineken, mas ainda não recebeu um retorno.
Por segurança, ele preferiu não ser identificado na reportagem.
O que diz a Heineken? Procurada pelo UOL, a assessoria da Heineken afirmou que os produtos que aparecem nas imagens “não são garrafas oficiais rotuladas pela marca” e que não apoia ou tem “qualquer envolvimento com candidatos e/ou partidos políticos”.
O UOL também tenta contato com o proprietário do supermercado para pedir um posicionamento sobre o caso.
Mais rótulos falsos. Recentemente, um vídeo publicado no TikTok mostrava garrafas verdes — mesma cor da cerveja Heineken — com um adesivo amarelo e o número 22 no lugar da estrela vermelha. Na gravação, um homem diz: “Dá uma olhada na moral que a Heineken deu. Tirou a estrela vermelha e botou… Olha aí, olha aí, olha aí [aponta para a imagem que aparece atrás]. Sensacional”. (Veja na imagem abaixo)
O rótulo, porém, é falso, como mostrou o UOL Confere. Na ocasião, a Heineken já havia dito que não apoia ou tem qualquer envolvimento com candidatos ou partidos.