Na avaliação do colunista do UOL Reinaldo Azevedo as eleições presidenciais de 2022, independente de vitória de Jair Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já estão maculadas. Reinaldo apontou as operações realizadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) hoje e que atrapalharam alguns eleitores que tentavam chegar até suas zonas eleitorais, principalmente no Nordeste, e também medidas do Governo Federal para justificar sua tese.
“Independentemente do resultado, essas eleições estão maculadas. Desde a redemocratização nós nunca tivemos eleições assim”, começou durante o programa especial do UOL nas eleições.
“Essa eleição já foi golpeada com a PEC do ICMS, essa eleição já foi golpeada com a PEC dos benefícios sociais, essa eleição já foi golpeada com os benefícios concedidos entre a realização do 1º turno e o 2º turno. Nunca se viu tal uso da máquina”, completou Reinaldo.
Ele também afirmou que a operação realizada pela PRF é uma tentativa de golpe e fez críticas a Bolsonaro, dizendo que o atual presidente vem golpeando a democracia desde quando tomou posse como presidente em 2019.
“Ele tem uma perspectiva aparelhista do estado brasileiro. Ele queria ganhar a eleição para impor um viés ao país, ele não queria ser o presidente de todos os brasileiros, ele queria ser o presidente e é das suas milícias”.
“Tudo isso macula o processo eleitoral e nós temos que sair disso”, finalizou.
Maierovitch: Com Aras na PGR, nada será feito sobre caso da PRF na eleição
“Para quem tem Aras, que vai ser o destinatário de todos esses inquéritos e todas essas apurações, nada vai acontecer. Simples assim”, disse o jurista Wálter Maierovitch sobre possíveis consequências para Bolsonaro, caso seja comprovado que partiu do presidente a determinação para que a PRF realizasse as operações hoje.
Ele também afirmou que Bolsonaro está usando a PRF (Polícia Rodoviária Federal) em sua campanha e que faz uma espécie de “vale-tudo” para ganhar as eleições.
“Bolsonaro instaurou um vale-tudo, uma vale-tudo para ganhar, e se não ganhar ter desculpas”, disse depois de afirmar que as ações da PRF mostram uma tentativa de quebrar o princípio da igualdade.
Chico Alves: Estamos assistindo a uma tentativa de golpe em ações da PRF
“O que a gente está assistindo agora é a tentativa de um golpe eleitoral. Essa tentativa de golpe eleitoral vem sendo cozinhada, fermentada há meses pelo presidente Jair Bolsonaro. Mesmo que não acontecesse esse absurdo que está acontecendo nesse momento, outras medidas e outras ações do governo e da campanha de Bolsonaro acontecem fora das quatro linhas da Constituição”, afirmou o colunista do UOL Chico Alves.
Ele também disse torcer para que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) consiga evitar que a PRF se transforme em uma milícia do presidente da república, e mostrou preocupação com a impossibilidade de eleitores conseguirem registrar seu voto até às 17h.
“Essa tentativa de golpe está em curso nesse momento e o fato de o diretor-geral garantir aos ministros do TSE que a partir de agora essas operações não vão mais acontecer, eu não confio neste diretor-geral. Ele já descumpriu tudo até agora e foi contra todas as determinações do TSE, não confio que isso vá acontecer. São pouco mais de 2 horas para a votação, o estrago que já foi feito no processo eleitoral brasileiro, não sei se é reversível”.
Assista a íntegra do programa especial do UOL nas eleições: